Startups da Unochapecó participam do InovAtiva Brasil

Inovação

Texto Juliane Bee*

Acreditar nas pessoas e em suas ideias é o começo para se ter uma sociedade mais desenvolvida. A Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) é uma oportunidade para jovens empreendedores buscarem soluções e darem um up em seus projetos. Um exemplo de sucesso que saiu da Universidade são as startups Pack ID e MusicMe. Ambas foram finalistas do InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração de startups do país, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de julho, em São Paulo. No final do evento, a PackID foi selecionada para o FbStart, programa do Facebook.

O InovAtiva é um projeto de incentivo para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. O objetivo dessa iniciativa é fomentar a internacionalização de startups brasileiras. Ao todo, mais de 300 ideias se classificaram para a primeira etapa do evento e, entre as 132 startups selecionadas para a fase final, estavam as chapecoenses Pack ID e MusicMe, empresas incubadas na Inctech.

O programa iniciou ainda em fevereiro deste ano, quando as startups selecionadas passaram por capacitações e receberam monitorias semanais com um mentor especializado na temática da empresa. Em seguida, uma seletiva regional, em Florianópolis, oportunizou um curso na área de vendas e uma orientação de empresários. Após essa etapa, as 132 startups classificadas para a final foram capacitadas na área de propriedade intelectual, modelagem financeira e acesso à capital. O último passo foi em São Paulo, onde as empresas apresentaram suas soluções para investidores.

O evento é realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Momento para networking

Um ponto de encontro para músicos e compositores. Essa é a definição da MusicMe nas palavras do CEO Gefferson Vivian. O site é uma ferramenta para os compositores divulgarem suas letras a músicos, bandas e produtores de todo o Brasil e até mesmo de outros países. Atualmente, a plataforma conta com 198 músicas cadastradas e mais de 480 usuários.

FitiSegundo Gefferson, a participação no InoVativa Brasil oportunizou o refinamento no modelo de negócios usado pela empresa, além do networking com investidores do meio musical. "Alcançamos nossos objetivos e saímos do evento com nosso projeto totalmente oxigenado", conta.

O CEO da MusicMe avalia o InovAtiva Brasil como um momento de aprendizagem. Para ele, a participação no evento já é um diferencial no mercado. "Tenha sempre ao seu lados sócios, amigos, mentores e pessoas que te deem força, que te façam acreditar em você mesmo e te ajudem a contornar seus erros e chegar ao seu objetivo", finaliza.

Entre as 14 melhores

Esse ano foi a primeira vez que a startup chapecoense PackID se inscreveu para o evento. A empresa trabalha aliando a tecnologia no controle de temperatura e umidade de produtos. Ela usa sensores e um sistema para medir em tempo real as condições adequadas na indústria de alimentos, remédios, transporte e demais produtos que precisam ter um controle de qualidade eficiente.

Para Caroline Dallacorte, diretora executiva da PackID, além da oportunidade de receber mentoria de empresários bem qualificados, participar do evento também possibilitou o acesso a conteúdos específicos, ministrados por profissionais de excelência. "É de grande importância ver que o país está desenvolvendo iniciativas para este público e investindo nos empreendedores e nas ideias inovadoras dos brasileiros, auxiliando na movimentação da economia e geração de empregos", comenta.

Segundo Caroline, todas as empresas que concluem o processo de aceleração e apresentam seus projetos no evento final são consideradas empresas aceleradas pelo InovAtiva e recebem diferentes benefícios junto aos parceiros. Ela conta ainda que no final do evento as 14 melhores startups, duas por categoria, são selecionadas pelo Facebook para participarem do FBStart, um programa global projetado para ajudar as startups no desenvolvimento e na ampliação dos negócios. E, felizmente, a Pack ID foi uma das escolhidas.

O programa global do Facebook oferece ferramentas e serviços gratuitos para que empreendedores e desenvolvedores possam impulsionar seus negócios. Para Caroline, além de aumentar o seu networking, essa será uma oportunidade para consolidar ainda mais a empresa.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Pack id
Musicme