Fim de semana de imersão no mundo criativo e empreendedor

Texto Tuanny de Paula*

Começa nesta sexta-feira (13/04), a 3ª edição do Startup Weekend Chapecó. Serão três dias para solucionar problemas, melhorar a produtividade e a qualidade de vida, além de incentivar a produção do campo. Neste ano, o tema é 'Agronegócios'. O evento acontece entre os dias 13 e 15 de abril, na Fasul Eventos, com o apoio da Unochapecó.

A proposta desta edição é pensar em inovações e tecnologias que possam tornar a região Oeste catarinense mais forte no segmento do agronegócio. Para isso, serão mais de 50 horas de aprendizado, onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. Como parceira, a Unochapecó apresentará os projetos que ajudam o empreendedor nos primeiros passos para um negócio, como a Rede de Inovação, o Parque Tecnológico Chapecó@ e a Incubadora Tecnológica (Inctech). O curso de Gastronomia da Instituição também estará presente e será responsável pelo almoço do dia 14.

Segundo a coordenadora da Inctech, Franciele Pestre, o evento é uma oportunidade para demonstrar soluções e disseminar o trabalho realizado pela Incubadora. “É um ótimo momento para os acadêmicos e as empresas já incubadas vivenciarem na prática a criação de um negócio”, acrescenta. Durante o evento, a Inctech terá um espaço especial para orientar sobre o processo de incubação de empreendimentos. Além disso, alguns empreendedores que já recebem a ajuda da Incubadora também estarão participando da Startup como mentores dos grupos. "A promoção do desenvolvimento regional e o despertar do potencial empreendedor é um dos principais objetivos da Unochapecó", acrescenta o diretor de Inovação e Empreendimento da Universidade, professor Rodrigo Barichello.

O evento

A Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores que tem como missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. O evento é conhecido por sua imersão na área trabalhada, pelas experiências adquiridas e ideias que tornam startups grandes empreendimentos. Mais de oito mil novas empresas foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.

Tudo começa na noite de sexta-feira (13/04), com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais votadas são escolhidas. Durante o sábado (14/04) e o domingo (15/04), os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.

Durante a maior parte do tempo haverá a orientação de mentores convidados. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos dos jurados, que irão ajudar no crescimento das ideias. Por fim, as melhores startups são escolhidas e premiadas.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Startup weekend chapeco
Startup