Unochapecó está entre as semifinalistas do Startup Awards 2018

Texto Ana Paula Dornelles*

A Unochapecó é uma instituição focada na educação empreendedora. Prova disso são os projetos voltados à criação e ao desenvolvimento de startups na região. É justamente por conta desse feito que hoje ela está entre as universidades semifinalistas do Startup Awards 2018. Significa que a Uno é um dos 10 agentes mais influentes do cenário empreendedor digital brasileiro na categoria 'Universidade'.

De acordo com o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, este reconhecimento se dá graças às inúmeras ações realizadas com foco no empreendedorismo e na inovação. "Na Unochapecó, os estudantes, técnico-administrativos e docentes têm a oportunidade de transformar sua ideia/projeto em um negócio, impulsionando também a economia da região", comenta.

Para estar entre os 10 finalistas, a Unochapecó foi indicada pelo público por meio do website da premiação. Ao todo, foram mais de 22 mil indicados, em todas as 11 categorias. Na categoria 'Universidade', três instituições de Santa Catarina estão na semifinal, entre elas a Unochapecó. "Estar entre os 10 finalistas já é uma grande conquista. A Unochapecó foi mencionada a nível nacional, entre grandes players do mercado", complementa Rodrigo.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, essa indicação é motivo de muito orgulho. "Mais uma indicação nacional dentro de um tema que é muito especial para a Instituição e que durante o passar dos anos a gente vem apresentando resultados. Então, ser reconhecida, estar nessa posição de finalista, para nós já é um prêmio significativo. Ele reforça o nosso posicionamento de sermos uma Instituição empreendedora, voltada à inovação e que gera desenvolvimento a partir do conhecimento", pontua.

Agora, o próximo passo é aguardar o resultado dos três finalistas de cada categoria. Nessa etapa a seleção é feita pelos membros da Academia ABStartups, formada pelos finalistas do último ano do prêmio, agentes do ecossistema nacional, fundadores de startups já consagradas e líderes de comunidades. Cada um deles vota em um dos semifinalistas de cada categoria. Os três nomes mais votados em cada uma serão divulgados no dia 16 de novembro, no site do Startup Awards. Por fim, o vencedor será divulgado durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro em São Paulo.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Startup awards