Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó faz bonito no Startup Weekend

Inovação

Texto Jessica De Marco* Fotos Paula Navarro

As mais de 110 pessoas que participaram do Startup Weekend Chapecó neste fim de semana (7, 8 e 9/04), vivenciaram momentos de muito conhecimento e compartilhamento de ideias. Imersos no mundo do empreendedorismo, os participantes foram desafiados a criar empresas em um período de até 54 horas, objetivo cumprido com êxito pelos representantes da Unochapecó. Acadêmicos, professores e empreendedores da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), que integraram as equipes formadas durante o evento, se destacaram ao conquistarem importantes colocações.

Foto O 1° lugar ficou para a equipe 'Viagem Surpresa', que apresentou a proposta de um roteiro surpresa para o viajante. O grupo contou com a participação do empreendedor Thales Akimoto, da PackID, empresa incubada na Unochapecó. Segundo ele, o Startup Weekend foi uma experiência única. "Já tinha ouvido falar muito bem do evento e da organização, mas essa foi a primeira vez que participei. Em menos de 54 horas criar uma empresa do zero, ter uma ideia, validar o problema, criar um protótipo e apresentá-lo. Foi bem intenso".

Foto A 2ª colocação ficou para a equipe 'Oka Organics', que tinha entre os membros a analista da Inctech, Andreici Vedovatto. O grupo sugeriu a criação de uma plataforma para conectar vendedores certificados de produtos orgânicos e consumidores, com entrega personalizada. Já o 3° lugar foi conquistado pelo grupo 'Gett Office', composto pelos empreendedores Rodrigo Bueno Tomiosso e Duan Bressan, que também tiveram suas ideias de negócio incubadas na Inctech. A equipe apresentou a ideia de uma plataforma que conecta pessoas interessadas em alugar salas de reuniões e proprietários de locais disponíveis nos horários propostos. 

Além disso, o projeto Cápsula do Tempo recebeu o prêmio de reconhecimento. A iniciativa contou com a participação da diretora de Marketing e Comunicação da Unochapecó, professora Tatiana Zacheo, e dos empreendedores da To Rocket Estratégia e Design, também incubada na Universidade, Raiana Comiran e Cesar Murilo Flores.

O coordenador do curso de Administração da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, um dos organizadores do evento, avalia essa edição como um grande sucesso. "Foram 54 horas de aprendizado, trabalho em equipe e muito esforço para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática", reforça.

Para a fotógrafa e empreendedora Paula Navarro, que também faz parte da organização, a 2ª edição do Startup Weekend superou as expectativas. "Por ser o segundo evento em Chapecó, percebemos que melhorou o nível das ideias. O time de mentores saiu muito satisfeito e empolgado com a energia do povo chapecoense. O evento é realizado em todo o Brasil, mas aqui percebemos algo diferenciado". Paula destaca ainda o apoio fundamental da Unochapecó. "A Unochapecó tem um diferencial nesse cenário, que é apoiar eventos de empreendedorismo", acrescenta.

 

Premiação

Além de contar com um espaço especial no local para descanso dos participantes, a Unochapecó premiou cinco integrantes da equipe vencedora, três da segunda e duas da terceira com a isenção da matrícula para o curso de MBA em Empreendedorismo e Inovação. Também foram oferecidas 10 vagas para o curso de extensão em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas, distribuídas entre as três primeiras colocadas.

Foto Foto

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
COMPARTILHE
TAGS
Startup weekend
Startup
Inovacao
Empreendedorismo

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image