Incubadora Tecnológica de cooperativas Populares – ITCP

Descrição

A ITCP da UNOCHAPECÓ é um projeto que tem por finalidade a inserção de atores marginalizados economicamente no sistema formal de economia, a partir da organização para o trabalho, e nas comunidades conquistar a cidadania, bem como construir um novo espaço de produção acadêmica interdisciplinar, tanto no campo do ensino quanto no campo da pesquisa e da extensão.

Objetivo Geral:
Contribuir para o cumprimento da função social da universidade, compreendida enquanto produção e difusão de conhecimento voltado às demandas da sociedade, prioritariamente de grupos sociais excluidos, fortalecendo o caráter comunitário da Unochapecó.

Objetivos:

- Fortalecer o cooperativismo popular;
- Assessorar empreendimentos;
- Promover e apoiar iniciativas de intercooperação entre os empreendimentos de economia solidária da região;
- Colaborar para a articulação e ação de outros atores sociais da região;
- Assessorar a formulação e a execução de políticas de apoio e de fomento á economia solidária;
- Incentivar e possibilitar iniciativas e espaços de reflexão na comunidade e na universidade sobre valores éticos, culturais e políticos que informam o movimento da economia solidária e suas iniciativas.
- Possibilitar à unidade a interação com segmentos excluidos do mercado de trabalho e com as entidades que atuam na promoção do desenvolvimento social e econômico regional.
- Desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltados a economia solidária nas diversas áreas do conhecimento.
- Contribuir para o debate teórico-metodológico sobre a incubação de cooperativas populares.

Metodologia:

- Constituição das equipes - equipes de trabalho envolvendo docentes, estudantes e funcionários de áreas afins ao programa;
- Capacitação da equipe - grupos de estudo, seminários, oficinas, participação em eventos relacionados à economia solidária.

Relevância

O programa apresenta grande relevância social e econômica para a região oeste de Santa Catarina bem como apresenta grande potencial de inserção social.

Contato:
itcp@unochapeco.edu.br