Licenciatura Intercultural Indígena na Unochapecó
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, instituído pelo convênio entre Unochapecó e Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, teve início em 2009. As aulas são realizadas em Terras Indígenas e na Universidade, possibilitando assim a participação da comunidade. A primeira turma realizou aulas na Terra Indígena Xapecó, na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vãnhkre, em Ipuaçu. A segunda turma realiza aulas na Terra Indígena Toldo Chimbangue, na Escola Indígena de Educação Básica Fennó, em Chapecó.
Ao concluir o curso, os estudantes recebem o título de Licenciados em uma das quatro áreas do conhecimento da Licenciatura Intercultural Indígena: a) Línguas, Artes e Literaturas (Coordenadora Marcia Moreno); b) Ciências Sociais (Coordenadora Teresa Machado da Silva Dill; c) Matemática e Ciências da Natureza (Coordenadora Sandra Sabedot; d) Pedagogia (Coordenadora Suzi Laura da Cunha).
Os dois primeiros anos do curso são destinados à formação geral e interdisciplinar. Os últimos três anos são destinados à formação específica na respectiva área do conhecimento, totalizando cinco anos com carga horária de 4.215 horas. O Projeto Pedagógico do curso (PPC) está organizado por meio de componentes curriculares e currículo diferenciado para atender as especificidades da educação escolar indígena.
O curso atende demandas das Terras Indígenas Xapecó, Toldo Chimbangue, Toldo Pinhal, Toldo Imbu e Terra Indígena Kondá, localizadas nos municípios de Ipuaçu, Entre Rios, Abelardo Luz, Chapecó e Seara, cidades todas de Santa Catarina.
O objetivo desse projeto é garantir a formação docente com vistas à apreensão dos conhecimentos das diferentes áreas do saber escolarizado. O profissional estará apto a transmitir todo o conhecimento adquirido, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada, em consonância com os anseios e a realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades indígenas.
A proposta prevê também a formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas à Educação Escolar Indígena e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena (RCNEI). De acordo com os princípios estabelecidos pelo RCNEI, a educação escolar indígena deve ser: intercultural, bilíngue, comunitária, específica e diferenciada.
Para isso, o processo de formação dos professores busca desenvolver e imprimir posturas propositivas, atuando e participando em diferentes dimensões da vida de suas comunidades. Assim, a Unochapecó cumpre sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional sustentável, além de estabelecer-se como pioneira na oferta de cursos de Licenciatura Intercultural Indígena no Brasil.