Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Licenciatura Intercultural Indígena na Uno

O curso é relevante por interagir de modo propositivo e participativo na formação de agentes de produção e reprodução cultural, que são os professores indígenas. O curso tem duração de cinco anos e são ofertadas quatro licenciaturas diferentes: Línguas, Artes e Literaturas, Matemática e Ciências Naturais, Ciências Sociais e Pedagogia.

Perfil do Profissional

O licenciado que a Unochapecó forma é competente, comprometido, com postura ética, reconhecimento social e com engajamento político. Possui conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos, com competências para desenvolver projetos de pesquisa, definir, organizar e efetivar propostas curriculares de acordo com os níveis de ensino e os interesses das comunidades onde atua. O egresso é habilitado a atuar no exercício docente na educação infantil, ensino fundamental e em disciplinas específicas do ensino médio.

Mercado de Trabalho

A formação pela Unochapecó fornece conhecimentos ao futuro educador para que ele se torne um agente da construção e da reconstrução da comunidade em que atua. O curso capacita o licenciado indígena a atuar criando e utilizando estratégias didáticas e pedagógicas adequadas à realidade do local em que realiza suas atividades.

Dados Legais

Autorização: Resolução 053/CONSUN/2009, de 12 de maio de 2009. Alterada pela Resolução 031/CONSUN/2012
Reconhecimento:
Línguas, Artes e Literaturas: Decreto nº 2.215/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.792 de 2014.
Matemática e Ciências Naturais: Decreto nº 1.870/2013 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.710 de 2013.
Ciências Sociais: Decreto nº 1.967/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.742 de 2014.
Pedagogia: Decreto nº 2.125/2014 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina, nº 19.792 de 2014.

  • Licenciatura
  • 5 ANOS (4215 horas)
  • INTEGRAL
  • CAMPUS CHAPECÓ

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

  • Biblioteca

  • Biblioteca Digital

  • Auditório

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR
Coordenação Adjunta Coordenação Adjunta

COORDENAÇÃO

Marcia Moreno

Licenciada (2002) e bacharel (2000) em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002), mestra em Educação pela UFSM (2005) e especialista em Criatividade: arte e tecnologias pela Unochapecó (2009). Atuou como docente no ensino superior na UFSM, na Unoesc e atualmente é professora titular da Unochapecó. Coordena a Galeria de Artes Agostinho Duarte (Unochapecó). Coordena o curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Línguas, Artes e Literaturas (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa: Arte, Visualidade e Cultura (Unochapecó).

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

Teresa Machado da Silva Dill

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus