Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Licenciatura Intercultural Indígena na Uno

O curso é relevante por interagir de modo propositivo e participativo na formação de agentes de produção e reprodução cultural, que são os professores indígenas. O curso tem duração de cinco anos e são ofertadas quatro licenciaturas diferentes: Línguas, Artes e Literaturas, Matemática e Ciências Naturais, Ciências Sociais e Pedagogia.

Perfil do Profissional

O licenciado que a Unochapecó forma é competente, comprometido, com postura ética, reconhecimento social e com engajamento político. Possui conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos, com competências para desenvolver projetos de pesquisa, definir, organizar e efetivar propostas curriculares de acordo com os níveis de ensino e os interesses das comunidades onde atua. O egresso é habilitado a atuar no exercício docente na educação infantil, ensino fundamental e em disciplinas específicas do ensino médio.

Mercado de Trabalho

A formação pela Unochapecó fornece conhecimentos ao futuro educador para que ele se torne um agente da construção e da reconstrução da comunidade em que atua. O curso capacita o licenciado indígena a atuar criando e utilizando estratégias didáticas e pedagógicas adequadas à realidade do local em que realiza suas atividades.

  • Licenciatura
  • 5 ANOS (4215 horas)
  • INTEGRAL
  • CAMPUS CHAPECÓ

TENHO INTERESSE
Pra saber mais desse curso, preencha os dados abaixo. Logo entraremos em contato.

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

  • Biblioteca

  • Biblioteca Digital

  • Auditório

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 7081184 | Requisitos: 0

História, sociedade e educação no Brasil. Tendências e correntes na educação brasileira e a educação indígena nos séculos XIX e XX. Direito indigenista e Educação Indígena no Brasil: fundamentos legais e pedagógicos. O Referencial Curricular para as Escolas Indígenas. Educação escolar indígena: entre representações e práticas. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7020181 | Requisitos: 0

Contexto histórico do surgimento da Sociologia. A sociologia como ciência. Conceitos sociológicos fundamentais segundo os três paradigmas: funcionalismo, materialismo histórico e sociologia compreensiva. Tópicos da Sociologia Contemporânea. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250094 | Requisitos: 0

Prática lingüística: leitura, produção de textos e análise lingüística (elementos de coerência e coesão). Tipologia e estrutura de textos. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7081185 | Requisitos: 0

Noções básicas de informática - Editores de Texto, Editores de Slides. Novas tecnologias e a escola: a quebra de paradigmas. Políticas públicas com referência à informática na educação. A relação professor x máquina. Utilização de softwares de apoio educacional. A Internet na Educação. A Educação a Distância. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7050207 | Requisitos: 0

Ocupações pré-coloniais no sul do Brasil. Kaingang e Guarani. Disputas territoriais na região. O mito da superioridade européia. A colonização empresarial no Oeste Catarinense e as políticas de "civilização" para a região. Trajetórias históricas dos diversos grupos étnicos e representações sobre a diversidade cultural regional. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 701040017 | Requisitos: 0

Os métodos de estudo e de pesquisa (o ato de ler, do documentar e produzir textos). O processo do conhecimento. Trabalhos didáticos e científicos (esquema, resumo, fichamento e resenha). Estrutura e apresentação de trabalhos acadêmicos. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7060209 | Requisitos: 0

Introdução de conceitos. Noções de identidade e pertencimento. Noções de espaço, tempo e grupo. Relações socioculturais, grupo, relações com a natureza, espaço sócio-político, do poder, geográfico, cultural, emocional, religioso, econômico e educacional. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7060210 | Requisitos: 0

Análise global sobre a história humana, o presente e as mudanças decorrentes da antropolização dos biomas e dos ecossistemas. Avaliação crítica sobre a função e contribuição das áreas de reserva para a conservação dos ecossistemas naturais: o sistema SNUC do Brasil e os sistemas abertos sustentáveis. O papel das agências governamentais e não governamentais na manutenção da sócio-biodiversidade. As políticas públicas e a sócio-biodiversidade: a influência da agenda internacional e a influência das políticas de desenvolvimento nacional. Os investimentos para a restauração e manutenção da biodiversidade no mundo e no Brasil. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7030057 | Requisitos: 0

A Antropologia no campo das ciências da sociedade. Etnocentrismo e relativismo. Natureza e cultura. Identidade, diferença e diversidade sociocultural. Idéias de raça e relações interétnicas. A Sócio diversidade da cultura indígena no Brasil . Aspectos da cultura Kaingang e Guarani no Oeste Catarinense, educação Indígena. Racismos. Afro-descendentes no Brasil. Cidadania e políticas de ação afirmativa. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teórica/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 701040019 | Requisitos: 0

A gênese da Filosofia. Mito, Narrativa e Razão. Filosofia e Cotidiano. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7050208 | Requisitos: 0

História da História: das mitologias antigas e cristãs ao saber histórico. Tempo, espaço, memória e fontes históricas. História e disciplinas auxiliares. Marcos referenciais da divisão eurocêntrica tradicional: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 8030297 | Requisitos: 0

A arte e a cultura. A arte na educação. Práticas de leitura de imagem e produção artística. Estética e história da arte, regional, brasileira e universal, nos diferentes períodos históricos. Linguagens artísticas (pintura, desenho, escultura, assemblagem, instalação, objeto, publicidade e propaganda, história em quadrinhos). Elementos visuais (cor, forma, linha, ponto, textura, volume, profundidade) e suas relações compositivas. Técnicas e materiais artísticos. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 4090319 | Requisitos: 0

Diferentes linguagens corporais e/ou artísticas em suas relações com o processo educacional. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 1010363 | Requisitos: 0

Números, sistemas de numeração e operações numéricas. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 2000038 | Requisitos: 0

A diversidade da vida no planeta, dentro de um enfoque evolutivo e ecológico. Noção geral sobre a organização e as características gerais dos seres vivos. Relações entre seres vivos e o ambiente. Importância da preservação dos ecossistemas naturais e a biodiversidade da Terra. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7060211 | Requisitos: 0

Aspectos conceituais, teóricos e metodológicos; Organizações Não-Governamentais (ONGs), Fundações, Sociedades Civis sem fins lucrativos e similares; Terceiro Setor - uma revolução associativa global. Aspectos organizacionais; administrativos, orçamentários, econômico-financeiros, mercadológicos, recursos humanos, processos do Terceiro Setor. Desenvolvimento participativo; voluntarismo e profissionalismo. Sustentabilidade e auto-sustentação. Políticas governamentais. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7050209 | Requisitos: 0

Discussão dos conceitos de Cultura, Patrimônio e Tradições. História da política de definição, proteção e divulgação do patrimônio cultural Kaingang e brasileiro. Elaborações de novas identidades culturais no mundo sob o impacto da industrialização e urbanização. Direito dos povos; povos indígenas e comunidades tradicionais, cultura, territórios, conhecimento tradicional e biodiversidade.

Código: 7081188 | Requisitos: 0

Formação de professores. Concepções de planejamento. Aspectos teóricos e práticos do planejamento. Tipos de planejamento. Componentes do plano de ensino. Momentos de uma aula. Construção do conhecimento em sala de aula. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7081189 | Requisitos: 0

Inserção da Psicologia no campo da educação. As abordagens inatistas - maturacionista, ambientalista e sócio-cultural do desenvolvimento, da aprendizagem e suas implicações na escola e no cotidiano escolar. Os diferentes períodos da vida humana (infância, adolescência, adulta ) sob o enfoque histórico-cultural e o processo pedagógico escolar. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7081190 | Requisitos: 0

Aspectos históricos, filosóficos e políticos da educação especial. Caracterização e prevenção das deficiências. Peculiaridades no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais e procedimentos facilitadores. Educação inclusiva. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7081191 | Requisitos: 0

Organização da educação brasileira: competências e políticas de gestão da União, Estados e Municípios e seus respectivos sistemas de ensino. Políticas educacionais no Brasil. Legislação da educação básica; níveis; modalidades, competências e normatizações. Financiamento da educação. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7060212 | Requisitos: 0

Construção de conceitos: espaço, grupo e tempo. Espaço vivenciado e visível. Identidade e situação no mundo social. Linguagem cartográfica. Espaço concebido: abstração e interpretação da realidade. Estudo do lugar. Grupos étnicos do lugar. Organizado do lugar. Condição de vida das pessoas e animais. Espaço produzido pelas pessoas. Trabalho, lazer e cultura. Relações da sociedade com a natureza. A comunidade de pertencimento.O município como lugar de vivência, no regional, no estadual, no nacional e no mundo. Legislação específica indígena Kaingang e Legislação Municipal. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 1010364 | Requisitos: 0

Forma e tamanho de figuras e objetos, posição e localização no espaço; Noções de direção e de orientação espacial. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7050210 | Requisitos: 0

Conquista e colonização portuguesa no Brasil. A formação do Brasil no mundo Atlântico. Escravidão indígena e africana no período colonial. Sociedade, cultura e economia nos períodos imperial e republicano. Políticas e práticas de colonização do século XIX e XX. A função do Estado e a invenção da questão indígena em Santa Catarina. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 2060038 | Requisitos: 0

Visão integrada do corpo humano; visão geral da célula, dos tecidos e dos sistemas que formam o organismo humano. Conhecer como as diferentes comunidades utilizam esses conhecimentos e as relações com outros saberes. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7050211 | Requisitos: 0

Teorias explicativas dos movimentos sociais. Movimento Indígena. Movimento operário. Movimentos sociais no campo. Movimentos sociais urbanos. Movimentos das minorias. Movimentos revolucionários. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 701040020 | Requisitos: 0

Propriedade intelectual e direitos autorais indígenas: controvérsias e regulações. Jurisprudência e legislação. Pensamento, poder e práticas de conhecimento indígena. Dinamismo lingüístico e existência cultural. Livros, cartilhas, vídeos: instrumentos de transmissão de conhecimentos tradicionais. Língua, cultura, oralidade e escrita. A escrita da cultura. Documentos que valiam o saber tradicional. As principais produções autorais Kaingang. As fontes para a produção autoral kaingang. Produções autorais indígenas. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7020178 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua brasileira de sinais - Libras.

Código: 7060213 | Requisitos: 0

Apresentação de conceitos de espaço, grupo e tempo. Terras Indígenas. Santa Catarina: conservação e utilização dos recursos naturais; o trabalho e a produção catarinense; cartografia e paisagem. A relação socioespacial do Brasil no continente e no mundo: aspecto físico, social, econômico, cultural e ambiental. Mercosul. Geopolítica. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 4090320 | Requisitos: 0

Educação Psicomotora; Desenvolvimento psicomotor da criança; Esquema corporal; Equilíbrio; Coordenação; Estruturação espaço-temporal; Lateralidade; Ritmo; Desenvolvimento das habilidades básicas; Atividades rítmicas; Brinquedos cantados; Tipos, funções e classificações dos jogos. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250095 | Requisitos: 0

Estudo das diversas línguas minoritárias brasileiras (indígena) em seus traços diferenciados mais amplos, em especial, os principais processos enunciativos identitários, decorrentes dos 500 anos de mescla linguistica e social. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 1010365 | Requisitos: 0

Grandezas e diferentes formas de medição. Tempo. Comprimento e superfície. Capacidade e massa. Sistema monetário brasileiro. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 2000039 | Requisitos: 0

Utilização dos recursos naturais; produção, mercado e consumo; calendário ecológico; sustentabilidade. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 7050212 | Requisitos: 0

Pré-História. Os períodos culturais e a hominização. As origens do homem americano.

Código: 80250162 | Requisitos: 0

Análise do sistema fonológico do português do Brasil. Produção e classificação dos sons; Ortoépia; Prosódia; Metaplasmos; correspondência fonema-grafema; prática de transcrição fonética; fonética e fonologia aplicadas ao ensino de língua portuguesa. Análise de gramáticas utilizadas em sala de aula.

Código: 80250163 | Requisitos: 0

Conhecimento da Língua Kaingang. A fala Kaingang. Expressão oral e escrita. Formas de diálogos em Kaingang. Estudo do dicionário Kaingang.

Código: 8030484 | Requisitos: 0

Estudos e aplicações do desenho geométrico em composições artísticas. Desenho das marcas Kaingang.

Código: 80250164 | Requisitos: 0

Discussão concisa da Literatura Indígena Brasileira e sua relação com a literatura "dominante". Para Isso, textos de autores indígenas e outros de tema com relação à cultura e literatura indígenas serão lidos. Sehaypóri - O livro sagrado do povo Saterê-Mawé - Yaguarê Yamã. As Fabulosas fábulas de Iauaretê - Kaká Werá Jecupé. O Auto de São Lourenço de Pe. Anchieta. Iracema de José de Alencar. I- Juca Pirama de Gonçalves Dias. Macunaíma - Mário de Andrade.

Código: 80250165 | Requisitos: 0

Noção de texto, discurso e gêneros discursivos. Produção e recepção de gêneros discursivos orais e escritos. Argumentação e suas implicações: operadores argumentativos e seus efeitos discursivos. Gêneros discursivos escritos: paráfrase, resumo e memorial.

Código: 80250166 | Requisitos: 0

Teorias da poesia. A poesia: épica, lírica, dramática. Gênero lírico. Poesia e metalinguagem. Poesia e Sociedade. Elementos constitutivos do poema. Elementos para a leitura do poema.

Código: 706020005 | Requisitos: 0

Meio Ambiente: Conceitos Básicos. A Questão Ambiental. O Solo como Componente Ambiental nos Domínios Morfoclimáticos do Brasil. Desenvolvimento Sustentável: Conceitos Básicos. A Relação Meio Ambiente X Desenvolvimento Sustentável. Meio Ambiente, Ética e Cidadania. Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Atuação Profissional.

Código: 7030077 | Requisitos: 0

Conceituação e exemplos de populações tradicionais. Estudo teórico-metodológico e ético das práticas e saberes das populações tradicionais, suas etnotaxonomias, percepção da paisagem e dos ecossistemas e formas de manejo de recursos naturais. Aplicações de conceitos e teorias da ecologia no estudo do comportamento humano em populações indígenas.

Código: 7030078 | Requisitos: 0

O Seminário enquanto Componente Curricular. Conceitos e concepções de Pluralidade Cultural. Configuração e reconhecimento da pluralidade cultural nas Terras Indígenas da Região. Contextualização do fenômeno da diversidade.

Código: 80250167 | Requisitos: 0

Classes gramaticais; estudo e análise dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa. Aspectos relevantes da morfologia no ensino/aprendizagem da língua. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250168 | Requisitos: 0

Conhecimento da Língua Kaingang, expressão oral e escrita. Formas de diálogos em Kaingang, dialetos Kaingang. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 8030485 | Requisitos: 0

História geral da arte ocidental: antiga, medieval, moderna e contemporânea. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250169 | Requisitos: 0

Análise da produção literária brasileira que compreenda os Períodos Romântico e Naturalista, centrando-se o estudo nas seguintes obras: Memórias de Um Sargento de Milícias de Manuel Antonio de Almeida; Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro de Machado de Assis; O Cortiço de Aluísio de Azevedo. O Ateneu de Raul Pompéia. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250170 | Requisitos: 0

Gênero discursivo oral; processos conversacionais, tomadas de turno, marcadores conversacionais (verbais e não-verbais). Gêneros discursivos escritos: redação oficial. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250171 | Requisitos: 0

Teorias da narrativa; narrativa, enredo e discurso. Formas narrativas: crônica, conto, novela, romance, história em quadrinhos. Elementos para a leitura de narrativas. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 706020004 | Requisitos: 0

Relação entre ser humano e natureza. Histórico, definição e objetivos da educação ambiental. Interdisciplinaridade e transversalidade da Educação Ambiental. Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicas da educação ambiental. Elaboração de material didático-pedagógico sobre Educação Ambiental.

Código: 2000077 | Requisitos: 0

Introdução à etnologia dos povos indígenas da América do Sul; Saúde, doença e Meio Ambiente; Política e Sistema de Saúde; Políticas de Saúde para os povos indígenas; Os estados-nações e a saúde indígena. Reprodução humana; Sexualidade e orientação sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Alcoolismo e Tabagismo; Terapias curativas- xamanismo, fitoterapia, e bio-medicina na prática indígena.

Código: 80250172 | Requisitos: 0

Estudo dos processos de estruturação sintática da Língua Portuguesa. Os aspectos gramaticais, a coesão textual e o sentido do texto. Aplicações ao ensino de língua. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250173 | Requisitos: 0

A fala Kaingang, expressão oral e escrita. Morfologia Kaingang e Literatura Kaingang. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 8030486 | Requisitos: 0

História da arte brasileira com ênfase na arte indígena: desde as primeiras manifestações aos dias atuais. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250174 | Requisitos: 0

Análise da produção literária brasileira do simbolismo à primeira fase do modernismo, centrando-se o estudo nas seguintes obras: Os sertões ¿ Euclides da Cunha; Urupês ¿ Monteiro Lobato; Triste Fim de Policarpo Quaresma ¿ Lima Barreto; Vidas Secas - Graciliano Ramos. Faróis de Cruz e Souza e Poesia Completa & Prosa ¿ Manuel Bandeira. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250175 | Requisitos: 0

Formalidade e informalidade em textos técnicos e ou científicos. Coerência e coesão textuais. Normas da ABNT relacionadas à produção científica e aos constituintes do livro. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250176 | Requisitos: 0

Produção de narrativas diversas, (re)textualizações, histórias em quadrinho, paródias e outros gêneros a partir de exercícios de escrita e da leitura de textos variados da literatura brasileira. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250177 | Requisitos: 0

Drama, tragédia e comédia. Gênero dramático e cinema. Elementos constitutivos dos gêneros. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 1000002 | Requisitos: 0

Atividades de inserção e vivência na comunidade escolar: observação participante e diagnóstica da realidade escolar. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250178 | Requisitos: 0

Leitura, produção e estudo dos fenômenos semânticos da Língua Portuguesa: produções de atividades com enfoque na significação das palavras e suas intencionalidades. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250179 | Requisitos: 0

Conhecimento da Língua Kaingang, expressão oral e escrita. Formas de diálogos em Kaingang, pronúncia e dialetos. Estrutura Verbal. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 8030487 | Requisitos: 0

História do ensino da arte no Brasil. Fundamentos e metodologias do ensino da arte. Temas transversais. Parâmetros curriculares nacionais. Leis de diretrizes e bases nacionais da educação. RCNEI. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250180 | Requisitos: 0

Análise da produção literária brasileira da segunda fase do modernismo ao presente, centrando-se o estudo nas seguintes obras: Morte e Vida Severina ¿ João Cabral de Melo Neto; Poesia completa ¿ Carlos Drummond de Andrade; A hora da estrela ¿ Clarice Lispector; Crônicas de Luis Fernando Veríssimo; Hotel Atlântico ¿ João Gilberto Noll. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250181 | Requisitos: 0

Língua, Linguagem e Linguística Visão inicial da Linguística: as dicotomias saussurianas. Noções básicas do estruturalismo linguístico. Discussão das implicações do modelo estruturalista ao ensino de línguas com base nas experiências dos alunos. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80220001 | Requisitos: 0

Definição de tipologias e gêneros textuais e orientação para produção textual tendo a pesquisa como suporte da produção. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 800023 | Requisitos: 0

Estágio supervisionado com docência no Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, Língua Kaingang e Artes, planejamento de proposta de trabalho, execução e elaboração de relatório.

Código: 80250182 | Requisitos: 0

Aspectos socioculturais da língua: Significado social das formas variantes. Discussão da variação linguística e ensino de língua através da análise documental de textos coletados nas escolas. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250183 | Requisitos: 0

Conhecimento da Língua Kaingang, expressão oral e escrita. Formas de diálogos em Kaingang. O vocabulário Kaingang. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 8030488 | Requisitos: 0

Relações entre arte, cultura e folclore. Manifestações folclóricas brasileiras e regionais. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250184 | Requisitos: 0

Análise da produção literária brasileira dos anos de 1970 ao final dos anos de 1980 , centrando-se o estudo nas seguintes obras: A teus pés ¿ Ana Cristina Cesar; Bagagem ¿ Adélia Prado; João Gilberto Noll ¿ O quieto animal da esquina; Lygia Fagundes Telles - O Jardim Selvagem; Caprichos e relaxos ¿ Paulo Leminski. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 800024 | Requisitos: 0

Estágio supervisionado com observação e docência em Língua Portuguesa e Literaturas no Ensino Médio. Planejamento de proposta de trabalho integrada. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 20000053 | Requisitos: 0

Projeto de pesquisa: aspectos teóricos, orientações técnicas e elaboração. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas como suporte para a prática docente em sala de aula.

Código: 80250185 | Requisitos: 0

Língua, linguagem, discurso. A constituição dos sujeitos e sentidos do texto: análise de discursos que circulam na escola. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250186 | Requisitos: 0

Conhecimento da Língua Kaingang, formas de diálogos em Kaingang. Estrutura da Língua. Gramática e Fonética. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 8030489 | Requisitos: 0

Expressões em linguagens artísticas: arte visual, teatro, dança e música. Fundamentos básicos sobre essas linguagens. Contextualização e aplicação no ensino da arte. Hibridismo de linguagens e técnicas na arte. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 80250187 | Requisitos: 0

Análise da produção literária brasileira em qualquer de suas realizações do início dos anos de 1990 até hoje, observando as seguintes obras: Aberrações ¿ Bernardo Carvalho; Dois irmãos ¿ Milton Hatoum; O Roubo do silêncio ¿ Marcos Siscar; Textos e tribos ¿ Antonio Risério. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 800025 | Requisitos: 0

Estágio supervisionado com observação e docência em Língua Kaingang no Ensino Médio. Estudo dos fundamentos e das aplicações metodológicas teoria/prática como suporte para a sala de aula.

Código: 800026 | Requisitos: 0

Desenvolvimento de pesquisa e elaboração do relatório.

Código: 2000079 | Requisitos: 0

Socialização de trabalhos produzidos no curso.

Coordenação Adjunta Coordenação Adjunta

COORDENAÇÃO

Marcia Moreno

Licenciada (2002) e bacharel (2000) em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002), mestra em Educação pela UFSM (2005) e especialista em Criatividade: arte e tecnologias pela Unochapecó (2009). Atuou como docente no ensino superior na UFSM, na Unoesc e atualmente é professora titular da Unochapecó. Coordena a Galeria de Artes Agostinho Duarte (Unochapecó). Coordena o curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Línguas, Artes e Literaturas (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa: Arte, Visualidade e Cultura (Unochapecó).

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

Teresa Machado da Silva Dill

Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. Docente e Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos e Diversidades: Uma Abordagem Interdisciplinar. Coordenadora Geral do PARFOR pela Unochapecó. Membro da Comissão Editorial dos Cadernos CEOM. Possui experiência em História com ênfase Historiografia. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Desenvolvimento Regional, Política Pública e Governança; Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas; Política Pública e Desenvolvimento Regional.

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

CONHEÇA O
UNO PLUS+

Assista videoaulas gratuitas com professores e profissionais que são referência no mercado.

CONHEÇA A COMUNIDADE DO CONHECIMENTO

O conhecimento pulsa aqui na Unochapecó, evoca uma metamorfose sem fim. Dentro dessa universidade, que é um organismo vivo. E você vive o conhecimento que nos move. Assista e conheça mais deste universo de possibilidades.

Olá,
Ficamos felizes pelo seu interesse em conhecer a Unochapecó. Preencha os campos abaixo e logo entraremos em contato com você.

Obrigado, entraremos em contato
comments powered by Disqus