Unochapecó presente no 3º Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Educação

O terceiro Encontro Nacional de Estudantes Indígenas - ENEI, realizado de 28 de setembro a 02 outubro na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, contou com a presença de 32 estudantes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Unochapecó. O encontro tem como finalidade socializar as experiências de ensino e pesquisa, a situação dos povos indígenas das diferentes regiões do país, refletir e encaminhar propostas que visem a melhoria da educação e da vida dos povos.

A participação da Licenciatura Intercultural Indígena da Unochapecó no evento foi promovida em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência—PIBID. No encontro houve socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena. É a segunda vez que os estudantes da Unohapecó participaram do evento, neste ano o professor Leonel Piovezana apresentou sua pesquisa sobre Base Nacional Comum, na perspectiva da educação escolar indígena.

Uno

Segundo a professora Teresa Machado da Silva Dill, coordenadora do curso, e a professora Simoni de Jesus, vinculada ao PIBID, “O ENEI constitui-se como espaço de lutas e construção de conhecimentos”. A estudante Sirlene Néris reflete sobre a importância desses encontros e as discussões levantadas, ela relata que “em meio a todas as discussões sobre questões indígenas, ainda existem pessoas na sociedade, com ideias preconceituosas, que precisam ser ignoradas e deixadas para trás”. Os mentores do evento reforçam que as experiências trocadas no ENEI tem o objetivo de que as tomadas de decisões sejam com mais consciência.

Uno
Educacao