Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.

Unochapecó promove seminário para discutir cultura indígena no Oeste

Cultura

Nos dias 22 e 23 de abril será realizado no Plenário do Bloco R da Unochapecó o seminário “Desafios atuais do povo Kaingang no oeste catarinense”. O evento é organizado pela Unochapecó em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas até quarta-feira (22). Para efetivar a inscrição é necessário enviar um e-mail para prsc-prmchapeco@mpf.mp.br com o título "Inscrição Seminário" contendo nome completo, CPF, instituição e telefone. O evento será certificado pelo MPF. 

indios uno seminario

O seminário inicia no dia 22 às 14h com exposição cultural e contação de histórias, com produção do Literatório da Unochapecó. A noite haverá o lançamento do livro “Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang”, dos professores Leonel Piovezana, Teresa Dill e Hilda Dimitruk, às 19h. Na sequência será realizada uma palestra ministrada pela subprocuradora-geral da República Deborah Duprat. 

No dia 23 as atividades começam com uma visita à Aldeia Condá no período da manhã. Já na parte da tarde haverá às 13h30 o início dos debates, o primeiro é sobre “Direito à diferença”. O segundo inicia às 16h15 e vai tratar dos “Desafios da educação indígena”. Já o terceiro debate que iniciará às 19h tem como tema a “Demarcação de terras indígenas e desenvolvimento sustentável”.

Para o professor e coordenador do evento, Leonel Piovezana, o Seminário é consequência de inúmeros encontros e fóruns realizados pela instituição. "No decorrer dos anos a gente vem trabalhando, capacitando, trazendo pessoas para debaterem as questões indígenas ligadas a educação e também a terra, ao território. Através dessas discussões foi que se buscou, junto com o Ministério Público Federal, debater essas questões, com foco na educação, cultura e territorialidade", explica o professor.

COMPARTILHE
TAGS
Seminário
Santa catarina
Oeste
Kaingang
índio
cultura

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus