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O CURSO
A Unochapecó faz mais pra você

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, instituído pelo convênio entre Unochapecó e Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, teve início em 2009. As aulas são realizadas em Terras Indígenas e na Universidade, possibilitando assim a participação da comunidade. A primeira turma realizou aulas na Terra Indígena Xapecó, na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vãnhkre, em Ipuaçu. A segunda turma realiza aulas na Terra Indígena Toldo Chimbangue, na Escola Indígena de Educação Básica Fennó, em Chapecó.

Ao concluir o curso, os estudantes recebem o título de Licenciados em uma das quatro áreas do conhecimento da Licenciatura Intercultural Indígena: a) Línguas, Artes e Literaturas (Coordenadora Marcia Moreno); b) Ciências Sociais (Coordenadora Teresa Machado da Silva Dill; c) Matemática e Ciências da Natureza (Coordenadora Sandra Sabedot; d) Pedagogia (Coordenadora Suzi Laura da Cunha).

Os dois primeiros anos do curso são destinados à formação geral e interdisciplinar. Os últimos três anos são destinados à formação específica na respectiva área do conhecimento, totalizando cinco anos com carga horária de 4.215 horas. O Projeto Pedagógico do curso (PPC) está organizado por meio de componentes curriculares e currículo diferenciado para atender as especificidades da educação escolar indígena.

O curso atende demandas das Terras Indígenas Xapecó, Toldo Chimbangue, Toldo Pinhal, Toldo Imbu e Terra Indígena Kondá, localizadas nos municípios de Ipuaçu, Entre Rios, Abelardo Luz, Chapecó e Seara, cidades todas de Santa Catarina.

O objetivo desse projeto é garantir a formação docente com vistas à apreensão dos conhecimentos das diferentes áreas do saber escolarizado. O profissional estará apto a transmitir todo o conhecimento adquirido, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada, em consonância com os anseios e a realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades indígenas.

A proposta prevê também a formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas à Educação Escolar Indígena e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena (RCNEI). De acordo com os princípios estabelecidos pelo RCNEI, a educação escolar indígena deve ser: intercultural, bilíngue, comunitária, específica e diferenciada.

Para isso, o processo de formação dos professores busca desenvolver e imprimir posturas propositivas, atuando e participando em diferentes dimensões da vida de suas comunidades. Assim, a Unochapecó cumpre sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional sustentável, além de estabelecer-se como pioneira na oferta de cursos de Licenciatura Intercultural Indígena no Brasil.

Adriano Dias de Oliveira
Aline Fatima Lazarotto
Alvine Genz Gaulke
Ana Cristina Confortin
Ana Paula Narsizo
Claudia Battestin Dupont
Claudia Maria Grando
Daiane Carla Casonatto
Daniele Simoneti
Ivo Dickmann
Janaina Schvambach
Jezebel Batista Lopes
Jose Valderi da Silva
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
Marcia de Souza
Marcia Ione Surdi
Marcia Nascimento
Marcilei Andrea Pezenatto Vignatti
Maria de Lurdes Pertile
Marinilse Netto
Odilon Luiz Poli
Raquel Zeni Ternus
Rosa Maria Cominetti
Sandra Mara Sabedot Bordin
Silvia Maria Alves de Almeida
Simoni Aparecida Fortes de Jesus
Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto
Suzi Laura da Cunha
Teresa Machado da Silva Dill