Serão 14 trabalhos científicos e 9 experimentais apresentados por 14 alunos

Geral

Curso de Jornalismo da Unochapecó realiza essa semana as bancas de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e do Projetos Experimentais (PEX). Os dois modelos de trabalho fazem parte das disciplinas da matriz curricular do curso e são obrigatórios. Foram seis meses de pesquisas de análises e planejamento de novas propostas para o mercado, 14 alunos passam pela avaliação. Serão 14 trabalhos científicos e 9 experimentais apresentados até a próxima semana.

A produção do TCC é individual, já no PEX os alunos tem a opção de produzir sozinhos ou em dupla. Ambos são acompanhados por um professor orientador relacionado a área de estudo proposta pelos alunos. No momento em que vão para as bancas já estão com as pesquisas finalizadas, no TCC a avaliação é feita pelo orientador e outros dois professores do curso convidados, no PEX, por se tratar de um trabalho experimental, a avaliação é feita por dois professores do curso e um profissional do mercado, ligado a área do projeto apresentado e com formação jornalística.

Para o professor de jornalismo Vagner Dalbosco, que coordena a apresentação do trabalhos este ano, esse é o momento final que acadêmicos demonstram a capacidade de agregar certo acúmulo de conhecimento e de algumas habilidades. "No caso do TCC, é o momento em que ele desenvolve uma pesquisa científica e que demonstra a capacidade de compreender aquilo que ele pesquisou e também fazer reflexões críticas”, explica o professor. Sobre o PEX, Vagner destaca que o aluno escolhe um produto midiático para produzir, colocando em prática as habilidades que aprendeu durante o curso.

O acadêmico Julherme Pires abriu as bancas do TCC nesta segunda-feira, 18 de novembro. Ele inspirou-se no filme BatmanO cavaleiro das trevas ressurge, para buscar quais as representações sociais são apresentadas no filme de ficção. Agora, já aprovado nessa primeira etapa, pensa na apresentação do PEX, elaborado juntamente com a acadêmica Camila de Arruda. “O nosso PEX se trata de um documentário sobre a história de Chapecó que está 'enterrada'. Nós buscamos apresentar isso, através de entrevistas e de muita pesquisa", conta Julherme.

As bancas de TCC acontecem até sexta-feira, 23 de novmebro e as bancas de PEX acontecerão durante a próxima semana, dos dia 25 a 29 de novembro. As apresentações são abertas ao público.

Confira a programação com horários, locais, projetos e demais informações sobre as apresentações aqui: TCC, PEX.