Webmail
Menu Busca
Extensão

LabChecking

Descrição

Este projeto de extensão, a partir da alfabetização midiática e informacional, visa qualificar jovens do ensino médio público chapecoense das escolas, Tancredo de Almeida Neves localizada no bairro Efapi e Coronel Lara Ribas do bairro Passo dos Fortes, para o checking (checagem) da veracidade dos conteúdos publicados na internet, em especial nas mídias sociais online. Através de encontros semanais com alunos do ensino médio, serão desenvolvidas ações educativas que visam conscientizar esses jovens sobre o que são Fake News, como são produzidas, quais os objetivos de suas produções, quais suas implicâncias jurídicas e sociais e as consequências que essas produções trazem tanto para quem produz como para quem as compartilha.
Toma-se como base o uso de Metodologias Ativas. Método classificado por Berbel (2011) como o desenvolvimento do processo de aprendizagem a partir do uso de experiências reais ou simuladas e que objetivam solucionar questões próprias da prática social. O projeto irá unir alunos e professores do curso de Jornalismo da Unochapecó, membros de entidades representativas como a Subseção de Chapecó da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Chapecó) e representantes de instituições públicas autônomas que atuam na defesa de interesses sociais, neste caso, o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) e a comunidade escolar das escolas de ensino médio público do município de Chapecó, Tancredo de Almeida Neves e Coronel Lara Ribas, com o intuito de capacitar alunos do ensino médio público chapecoenses para a produção de conteúdos midiáticos e noticiosos que primam pela veracidade dos fatos. Bem como, reforçar o combate a desinformação midiática e informativa ao propor ações para alfabetização do público jovem nativo digital.
Entre os resultados que este projeto busca alcançar está o desenvolvimento do espírito de participação destes jovens nas discussões político-sociais do seu município, Estado e país, além do fomento a formação profissional e cidadã dos estudantes extensionistas do projeto.

Relevância

Objetivo:
Qualificar jovens do ensino médio público chapecoense através da alfabetização midiática e informacional, para o checking (checagem) da veracidade dos conteúdos publicados na internet.

Equipe

Nome Atividade
Ana Paula Bourscheid Coordenador de Projeto