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Curso Leitura e Escrita Acadêmica – 11ª Edição (EAD)


Apresentação: 

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Leitura e Escrita Acadêmica – 11ª Edição, desenvolvido na modalidade de Educação a Distância, com ambiente virtual de aprendizagem e orientador de aprendizagem.

O domínio da leitura e da escrita são exigências presentes na maioria das áreas de atuação e ferramentas fundamentais no processo de formação universitária.

Geraldi (1984) propõe que o estudo de textos deve seguir um roteiro amplo e ao mesmo tempo útil, que busque:

-a tese defendida no texto;

-os argumentos apresentados em favor da tese defendida;

-os contra-argumentos levantados a teses contrárias;

-coerência entre tese e argumentos.

Dessa forma, é possível que a leitura leve o leitor a concordar, em princípio, com a tese defendida, mas não com os argumentos arrolados e assim por diante.

 

Sobre a leitura, Orlandi (1988, p. 90) diz que ela "[...] fornece matéria-prima para a escrita: o que se quer escrever; [...]contribui para a constituição dos modelos: o como escrever."  

Para Silva (2002), [...] as práticas de leitura escolar, não nascem do acaso nem do autoritarismo ao nível da tarefa, mas sim de uma outra programação envolvendo e devidamente planejada, que incorpore, no seu projeto de execução, as necessidades, as inquietações e os desejos de alunos-leitores. Simplesmente 'mandar o aluno ler' é bem diferente do que envolvê-lo significativa e democraticamente nas situações de leitura, a partir de temas culminantes.

No que se refere a produzir textos, Geraldi (1993) declara que, em qualquer modalidade, é preciso:

(a) ter o que dizer;

(b) ter uma razão para dizer o que se tem a dizer;

(c) ter para quem dizer o que se tem a dizer; que o locutor se constitua como tal, enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz e

(d) escolher as estratégias para realizar (a),(b),(c) e (d).

 

Quanto à gramática, deve-se ou não ensiná-la? A opinião de Bagno (2000, p. 87) é de que “A gramática deve conter uma boa quantidade de atividades de pesquisa, que possibilitem ao aluno a produção de seu próprio conhecimento lingüístico, como uma arma eficaz contra uma reprodução irrefletida e acrítica da doutrina gramatical normativa."

 

Ler e escrever é um compromisso de todas as áreas do conhecimento? Soares (2002) diz que a tendência é designar ao professor de português a tarefa de ensinar as habilidades de leitura e escrita. Mas há atribuições específicas dos professores que trabalham com formas de escrita específicas, como ler um mapa, um gráfico, compreender um problema de Matemática, um texto de História ou de Ciências.

Assim como escrever um texto de Ciências, não é a mesma coisa que escrever uma crônica, pois são gêneros diferentes e cada área de conteúdo tem um tipo específico de texto que cabe ao professor dessa área ensinar o aluno a escrever ou a ler.

Nesse sentido, a Unochapecó, em mais uma de suas importantes ações, pretende, através do curso de Leitura e Escrita Acadêmica, aprimorar as habilidade de leitura e produção escrita acadêmica, de modo a capacitar os sujeitos ao exercício de ler, escrever e revisar os textos com os quais lida no desempenho de suas atividades acadêmicas.

 

Metodologia:

*Mídias:

Ambiente Virtual de Aprendizagem – MOODLE, textos em formato PDF, interação através de fóruns, mensagens postadas nos fóruns recebidas diretamente na caixa de e-mails.

*Estratégias didáticas:

Atividades para aplicação do conhecimento na área de interesse do aprendiz, realização de debates através de fóruns de discussão, feedback do professor (orientando a prática e corrigindo os erros), atividades assíncronas – as atividades não exigem horários fixos para serem realizadas.

 

Tem direito a certificado o cursista com frequência igual a 100% na realização das atividades propostas, com média igual ou superior a 6,0 (seis).

 

Local: A distância

 

Período de inscrições: 13/08/18 a 25/08/18

* Pré-requisitos para inscrição: conhecimento básico de informática, e-mail próprio e acesso à internet.

 

Período de Realização: 04/09/18 a 07/12/18

 

Carga Horária: 100 horas

 

Valor(es) inscrição: Acadêmicos e funcionários da Unochapecó: 2x R$ 59,50 em folha/ mensalidade.

Público externo: 1x R$ 119,00 (boleto)

 

Público: Interessados em geral (Técnicos, alunos e público externo)

 

Vagas: 50 vagas

 

 

Contato

E-mail: unovirtual@unochapeco.edu.br

Telefone: (49) 3321-8088 ou (49) 3321-8084

 

 

 

 

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