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Curso Leitura e Escrita Acadêmica – 10ª Edição (EAD)

 
Apresentação

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Leitura e Escrita Acadêmica – 10ª Edição, desenvolvido na modalidade de Educação a Distância, com ambiente virtual de aprendizagem e orientador de aprendizagem. O domínio da leitura e da escrita são exigências presentes na maiorias das áreas de atuação e ferramentasfundamentais no processo de formação universitária. Geraldi (1984) propõe que o estudo de textos deve seguir um roteiro amplo e ao mesmo tempo útil, quebusque:

-a tese defendida no texto;

- os argumentos apresentados em favor da tese defendida;

- os contra-argumentos levantados a teses contrárias;

- coerência entre tese e argumentos.

 

Dessa forma, é possível que a leitura leve o leitor a concordar, em princípio, com a tese defendida, mas não com os argumentos arrolados e assim por diante. Sobre a leitura, Orlandi (1988, p. 90) diz que ela "[...] fornece matéria-prima para a escrita: o que se querescrever; [...]contribui para a constituição dos modelos: o como escrever.";

Para Silva (2002),  "[...] as práticas de leitura escolar, não nascem do acaso nem do autoritarismo ao nível datarefa, mas sim de uma outra programação envolvendo e devidamente planejada, queincorpore, no seu projeto de execução, as necessidades, as inquietações e os desejos dealunos-leitores. Simplesmente mandar o aluno ler é bem diferente do que envolvê-losignificativa e democraticamente nas situações de leitura, a partir de temas culminantes."

No que se refere a produzir textos, Geraldi (1993) declara que, em qualquer modalidade, é preciso: (a) ter oque dizer; (b) ter uma razão para dizer o que se tem a dizer; (c) ter para quem dizer o que se tem a dizer; que o locutorse constitua como tal, enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz e (d) escolher as estratégias para realizar(a),(b),(c) e (d).Quanto à gramática, deve-se ou não ensiná-la? A opinião de Bagno (2000, p. 87) é de que “A gramática deveconter uma boa quantidade de atividades de pesquisa, que possibilitem ao aluno a produção de seu próprioconhecimento lingüístico, como uma arma eficaz contra uma reprodução irrefletida e acrítica da doutrina gramaticalnormativa."Ler e escrever é um compromisso de todas as áreas do conhecimento? Soares (2002) diz que a tendência édesignar ao professor de português a tarefa de ensinar as habilidades de leitura e escrita. Mas há atribuiçõesespecíficas dos professores que trabalham com formas de escrita específicas, como ler um mapa, um gráfico,compreender um problema de Matemática, um texto de História ou de Ciências. Assim como escrever um texto deCiências, não é a mesma coisa que escrever uma crônica, pois são gêneros diferentes e cada área de conteúdo temum tipo específico de texto que cabe ao professor dessa área ensinar o aluno a escrever ou a ler.Nesse sentido, a Unochapecó, em mais uma de suas importantes ações, pretende, através do curso de Leiturae Escrita Acadêmica, aprimorar as habilidade de leitura e produção escrita acadêmica, de modo a capacitar os sujeitosao exercício de ler, escrever e revisar os textos com os quais lida no desempenho de suas atividades acadêmicas.

Metodologia:

*Mídias: Ambiente Virtual de Aprendizagem – MOODLE, textos em formato PDF, interação através de fóruns, mensagenspostadas nos fóruns recebidas diretamente na caixa de e-mails.
*Estratégias didáticas: Atividades para aplicação do conhecimento na área de interesse do aprendiz, realização de debates através de fórunsde discussão, feedback do professor (orientando a prática e corrigindo os erros), atividades assíncronas – as atividadesnão exigem horários fixos para serem realizadas.Tem direito a certificado o cursista com freqüência igual a 100% na realização das atividadespropostas, com média igual ou superior a 7,0 (sete).

Local: A distância

Inscrições: de 07/08 a 19/08/17

Pré-requisitos para inscrição: conhecimento básico de informática, e-mail próprio e acesso à internet.

Realização: de 05/09/17 a 12/12/17

Carga Horária: 100 horas

Valor(es) inscrição: Acadêmicos e funcionários da Unochapecó: R$ 2x 54,50 em folha/mensalidade. Público externo: 1x R$ 109,00 (boleto)

Público: Interessados em geral (Técnicos, alunos e público externo)

Vagas: 50

 

Contato

E-mail contato: unovirtual@unochapeco.edu.br

Telefone: 49 3321-8088 ou 49 3321-8084

 
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