Webmail

Conheça o Inbox
e experimente uma nova maneira de gerenciar seus e-mails.

Cuidado com os e-mails falsos.

Lembre-se: a Unochapecó jamais solicitará sua senha por e-mail ou por telefone.


De caráter interdisciplinar e profissional, o Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), Portaria MEC 1.045, de 18/08/10, publicada no Diário Oficial da União de 19/08/10, sec 1, p. 10, e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está em funcionamento desde maio de 2010.


Vincula-se à Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da Capes e integra a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), desde 2013.

 

Tem como objetivo preparar profissionais de diferentes áreas para atuar na elaboração de diagnósticos de problemáticas sociais, na formulação, execução e avaliação de políticas e programas implementados por organizações públicas e privadas na perspectiva do desenvolvimento regional.

 

Destina-se aos envolvidos e/ou interessados no trabalho com políticas sociais e na compreensão das problemáticas e dinâmicas regionais. Podem se candidatar profissionais que atuam como trabalhadores e gestores em diferentes áreas de políticas públicas e como agentes de desenvolvimento local/regional.

 

Área de concentração: Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.

 

O diploma do mestrado profissional tem validade nacional e outorga ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrados acadêmicos.

 

Duração do curso: 24 meses, devendo o mestrando cumprir 12 créditos em disciplinas obrigatórias, independentemente da linha de pesquisa; 12 créditos em disciplinas optativas e/ou tópicos especiais; e  seis créditos de elaboração do Trabalho Final (dissertação). 

 

Processo seletivo e vagas: o processo seletivo é realizado anualmente, no segundo semestre, com oferta de 15 vagas, publicado em edital específico no site do Programa.

 

Cronograma: as aulas são ministradas nas quartas-feiras (noturno), quintas-feiras (vespertino e noturno) e sextas-feiras (matutino ou vespertino ou noturno) e excepcionalmente aos sábados (matutino). Como são oferecidas duas disciplinas obrigatórias a cada semestre e várias optativas, a organização do cronograma dependerá da definição de cada mestrando junto com o seu orientador.

 

Aproveitamento de disciplinas: ao ingressar como aluno regular, poderá aproveitar até 12 créditos cursados como aluno especial, até três anos antes do ingresso no Programa, desde que comprovado o aproveitamento. O fato de cursar disciplina como aluno especial não garante o ingresso como aluno regular.

 

Inscrição em disciplinas isoladas: alunos na condição especial poderão se inscrever em disciplinas isoladas do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, ofertadas semestralmente por meio de edital específico.

 

Bolsas de estudo: O Programa ofertará modalidades institucionais de bolsa de estudo e apoio à produção científica, nas seguintes modalidades: 30% destinado a todos os ingressantes; 100% destinado a egressos e docentes, com melhor média final no processo seletivo e 50% destinado aos candidatos também com melhor média final no processo seletivo (não contemplados com bolsas docente e egresso). O número de bolsas e os requisitos para as modalidades atendem a regulamentação interna da Unochapecó e aos critérios complementares no próprio edital.

 

Contatos

Coordenação
Profª. Dunia Comerlatto – Coordenadora
Profª. Márcia Luiza Pit Dal Magro – Coordenadora-adjunta
Fone: 3321-8070 / 8217

Secretaria
Luciana Lunelli – Secretária Stricto Sensu
E-mail: ppgps@unochapeco.edu.br
Fone: (49) 3321-8090 / 8421