Minha Uno
Menu Busca
Extensão

Projeto Monitoria nas Escolas

Descrição

O Projeto “Monitoria na Escola” tem como objetivo a formação cidadã dos estudantes da Unochapecó, por meio da socialização de seus conhecimentos, como monitores em escolas estaduais da região de inserção da universidade. As monitorias devem atender os seguintes conteúdos: Matemática, Biologia, Química, Física, Informática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Libras, Lógica e Programação de Computadores. O município de Chapecó possui aproximadamente 30 escolas atendidas pelo sistema estadual de educação, incluindo Cedup, Ceja e a unidade da Penitenciária Industrial.

Um estudante monitor é aquele que compartilha o seu conhecimento e ampara o aprendizado de outro estudante, em qualquer nível de instrução. O monitor pode instruir separadamente cada estudante ou pode também instruir turmas de estudantes. O monitor pode também e deve, durante o processo de monitoria, explicitar como o conhecimento compartilhado é utilizado na sua área de atuação profissional. Desta forma, o projeto visa o atendimento de estudantes do ensino médio, que estão em fase de preparação para sua escolha profissional.

Para tal, julga-se adequada a monitoria individual, posto que a forma de aprendizado de cada estudante é peculiar ou particular, buscando-se fortalecer o aprendizado proposto em sala de aula.

Neste caso, a monitoria deve ter dois orientadores: o pedagógico, proporcionado pela escola e o de conteúdo, proporcionado pela universidade. Pois, na universidade o foco do aprendizado está no conteúdo e na formação profissional, já na escola, além do conteúdo, as formas de apreender e ensinar são base para a mediação do processo ensino-aprendizagem.

Relevância

Objetivo:
Promover a formação cidadã dos estudantes da Unochapecó, através da difusão do conhecimento, colaborando para a formação de estudantes autônomos já a partir do ensino médio.

Equipe

Nome Atividade
Whatsapp Image