Minha Uno
Menu Busca

Promoção da propriedade intelectual é tema de reunião

Mercado

Texto Ana Paula Dornelles*

 

No fim do mês de julho, esteve na cidade o chefe da Seção de Difusão Regional do Estado de Santa Catarina, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Araken Alves de Lima. Na oportunidade, foi realizada uma reunião para discutir o mapa estratégico de ciência, tecnologia e inovação para o Estado. Estiveram presentes o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, professor Rodrigo Barichello, a coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da Unochapecó (NITT), professora Cristiani Fontanela, o presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop), Jair Antonio Schmitt, e a responsável pela empresa Proteger, Eliane Duz.

Durante a reunião foram pautados, também, a promoção de capacitações regionais sobre propriedade intelectual e a realização do IV Seminário Sul Brasileiro de Inovação e Transferência Tecnológica. Tanto as capacitações quanto o Seminário contarão com auxílio de representantes do INPI, em parceria com a Unochapecó.

De acordo com Cristiani, entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto está a de promover capacitações, porém, normalmente para participar das atividades, os interessados precisam se deslocar até o Rio de Janeiro. "Como forma de descentralizar o Instituto, a presidência criou um projeto em que os examinadores de patentes (responsáveis pelas capacitações), possam sair da sede do Rio e ir para capitais. Então, Santa Catarina vai receber mais de 10 examinadores, que vão exercer suas atividades em Florianópolis", pontua.

Em relação ao seminário, que acontecerá em novembro na Universidade, o objetivo é abordar, entre suas temáticas, a criação de uma política catarinense de propriedade intelectual. Para o momento em questão haverá a presença de diferentes profissionais especialistas na área. Segundo Cristiani, com a promoção dessas atividades, a Universidade possibilitará um conhecimento maior sobre o assunto. "Para o ano que vem teremos mais seguidamente esses projetos aqui na Instituição, o que é ótimo para nós", finaliza.

 

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Reuniao
Inpi

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image