10º Uno Fashion Day acontece sexta-feira na Unochapecó

Texto Ana Paula Dornelles*

Você já parou para perceber a riqueza musical que o Brasil possui? Do samba ao rock, nosso país é regado de ritmos para todos os ouvidos. E nessa diversidade composta de sonoridades, notas e voz, há quem goste de um único estilo. Mas há, também, aqueles que viajam por qualquer estação. Independente de qual seja a sua preferência, o que fascina mesmo é essa pluralidade de estilos musicais existentes por aqui. E justamente com a intenção de materializar essas diferentes musicalidades brasileiras, o curso de Moda da Unochapecó promove o 10º Uno Fashion Day, com a temática 'Trama Musical Brasileira'. O desfile acontece nesta sexta-feira (30/11), às 20h30, no Jardim das Artes da Unochapecó.

O objetivo do evento é apresentar para o público as coleções desenvolvidas pelos estudantes do 6º período do curso. Neste ano, são oito acadêmicas, que durante seis meses se desafiaram a produzir looks ligados à temática. Cada estudante ficou responsável por um estilo musical e, em cima disso, confeccionaram quatro looks cada. Ao todo, oito coleções subirão na passarela e 32 looks serão apresentados ao público presente. Neste ano, o evento torna-se ainda mais especial, pois será a primeira vez que acontece na Unochapecó.

Para uma das professoras envolvidas, Karine Bernardi Piovezani, o evento é um desafio para todos que se envolvem. "No dia a dia com as alunas, vendo a produção, você só tem de cobrar a entrega. Às vezes, em outras disciplinas, a gente tem mais tolerância, mas para o Fashion Day não. Ou é, ou não é", afirma.

Moda para o mercado

Flávia Perotti é uma das acadêmicas envolvidas na produção das coleções. No caso dela, o estilo de música trabalhado foi o Indie. Sua coleção é formada por peças de linhos em tons off-white, com modelagens fluidas e amplas, valorizando as linhas retas como nos anos 80, e conta, também, com a utilização de alfaiataria. Para a estudante, a temática desta edição é algo muito interessante, que apresenta mudança em relação aos outros anos. "Antes era conceitual, agora é mais comercial o desfile. Então, muda também toda a proposta, e isso foi bem legal". Flávia comenta ainda, que participar do Uno Fashion Day foi algo desafiador, principalmente na questão de aprender novas técnicas. "Eu acabei fazendo as minhas peças praticamente todas em crochê e eu nunca tinha pego uma agulha na mão. E agora, ver pronto, é muito legal".

ewew

Para chegar ao resultado final, todas as estudantes tiveram de pesquisar sobre cada estilo musical, elaborar diferentes materiais, escolher modelos e confeccionar cada look, por meio de todas as etapas necessárias. Ao todo, três disciplinas englobam o evento: Projeto de Moda, Laboratório de Confecção e Produção de Moda. Na questão de modelos, o evento conta com a participação de voluntários, que diferente de outras edições, são pessoas que fazem parte do dia a dia da Universidade. Segundo a professora Fernanda Schnorr Grando, responsável pela parte de produção de moda, a escolha dos modelos iniciou na terceira semana de aula. "Este ano a gente resolveu que, como íamos fazer coisas diferentes, também não íamos buscar modelos profissionais. Então, as meninas da turma escreveram um textinho convidando no Instagram pessoas que quisessem participar", explica. Assim, 36 modelos foram selecionados para compor um desfile repleto de pluralidades.

Além de Flávia, as coleções contam com criações das estudantes Laniê Gandolfi (MPB), Solange Trevizol (Funk), Klaudine Terezinha Knakiewicz (Rock), Francieli Pereira (Hip Hop), Geovana Gubert Rohenkohl (Rap), Danieli Puhl (Forró) e Ana Luiza Necletti (Gauchesca). O evento é gratuito para toda a comunidade. Em caso de chuva, o local do desfile será transferido para o hall de entrada do Salão Nobre. Para saber mais sobre a 10ª edição do Uno Fashion Day, é possível acessar o link da revista do evento.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Moda