14ª Semana de Enfermagem reúne estudantes, professores e profissionais

Texto Tuanny de Paula*

Durante os dias 23 e 24 de maio, os acadêmicos e professores da Unochapecó, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), se reuniram para a 14ª Semana de Enfermagem. O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes e teve como principal tema a 'A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidado'.

Para abrir o ciclo de atividades, no dia (23/05), a professora Mágada Tessmann, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina, palestrou sobre o tema da semana. Segundo ela, o assunto trabalha em diversas dimensões da profissão, como a dimensão do cuidar, de administrar, de assistência, de ensino e pesquisa e principalmente no âmbito da gestão. "É essencial discutir esse tema com os acadêmicos, professores e profissionais para que se possa entender o processo de construção desses assuntos citados", explica.hfhrgtr

Na quinta (24/05), a partir das 8h30, a professora Chris Netto de Brum ministrou sobre a  'Enfermagem baseada em Evidências'. No período da tarde, outras três palestras integraram a programação. Às 13h, 'Sexualidade na terceira idade”, com a professora Leoni Zenevicz; e 'A Centralidade da enfermagem na rede de atenção à saúde', com a enfermeira Lidiana P. Piovesan, gerente de Atenção Básica do município de Chapecó. A última palestra aconteceu às 15h, com o tema 'Cuidado de Enfermagem na contemporaneidade: Sociedade, ambiente e saúde', proferido pela professora Silviamar Camponogara.

O evento contou ainda com uma série de oficinas, apresentações de trabalhos científicos e atividade artística e cultural com o Grupo Palhaçaria, da UFFS. Todas as ações ocorreram no Centro de Eventos, exceto as oficinas, que aconteceram na Udesc.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Semana de enfermagem