1º Seminário de Engenharia de Produção debate tecnologia e inovação

Texto Juliane Bee*

A inovação pode ser considerada um sinônimo de adaptação e, para que as empresas possam obter resultados e continuar no mercado competitivo, é preciso apresentar soluções eficientes. Foi exatamente isso que 1º Seminário do curso de Engenharia da Produção abordou ao tratar do tema 'Tecnologia, Pesquisa e Inovação'. O evento aconteceu na última terça-feira (27/06), quando estudantes apresentaram pesquisas realizadas em cinco empresas da região. Os acadêmicos destacaram ideias inovadoras e protótipos de como desenvolvê-las.

A programação foi criada a partir da disciplina de Gestão da Inovação, que oportuniza aos estudantes do sétimo período a aproximação da teoria com a prática, conta a professora Cristiane Tonezer. "É uma oportunidade que o curso proporciona para que o estudante tenha práticas cada vez mais próximas dos desafios que encontrará no mercado de trabalho."

Segundo ela, o processo de inovar está dividido em quatro partes que compõem as práticas de inovação. São elas: inovações de produtos, de processos, organizacionais e de marketing. Durante o semestre, os estudantes foram incentivados a produzirem um trabalho com alguma dessas inovações e com informações buscadas nas empresas em que realizaram suas pesquisas.

Participaram dos estudos as empresas Laticínio Mocelini, Femsa Coca-Cola Brasil, Granja de Matrizes Gilmar Bassani, CMN Informática e Leão Poços Artesianos. Na ocasião, os representantes das empresas estiveram presentes para a apresentação dos projetos dos estudantes como: a elaboração de produtos à base de leite com destaque para as bebidas lácteas de kiwi, maracujá e limão; análise de custos para a implementação de ninhos automáticos em granjas; construção de planilhas para o controle de perdas de produtos; programa de remuneração variável; e projeto de rastreabilidade de materiais.

Devido ao sucesso do primeiro seminário, o objetivo é realizar o evento anualmente, pensando em novos projetos e novas empresas. "São propostas assim que podem facilitar o cotidiano da comunidade e impulsionar as empresas regionais", finaliza a professora.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Seminário engenharia de producao
Ideias inovadoras