5ª edição do Summit Chapecó@ conversa sobre machine learning

Texto Tuanny de Paula*

A noite de quarta-feira (16/05) encheu a Unochapecó de mentes criativas e inovadoras. Além de estudantes, professores e profissionais da área de tecnologia e inovação se reuniram no Salão Nobre da Universidade para acompanhar a palestra sobre 'Machine Learning: a inteligência artificial tornando as empresas mais competitivas'. A atividade, promovida pela quinta edição do Summit Chapecó@, teve como objetivo apontar caminhos para os empreendedores que procuram ampliar suas atuações no segmento.

O bate-papo conduzido por Giancarlo Salton abordou os usos do machine learning, ou seja, das máquinas que aprendem sozinhas devido ao grande número de dados que recebem. Segundo ele, esse tipo de programa é utilizado para resolver problemas, como por exemplo, alguns processos de produção da agricultura, para testar a qualidade dos produtos finais.

Segundo o coordenador do evento, professor Ricardo Fantinelli, a edição foi um sucesso em dois sentidos. Primeiro pelo grande público que participou. Segundo pela consolidação da parceria entre o Summit Chapecó@, a Rede de Inovação e a Unochapecó ao promover atividades voltadas para esse setor. "Estamos nos tornando referência no assunto e levar esses temas ajuda no amadurecimento dessas ideias para a cidade e região", comenta.fregeg

No encontro também foi possível fortalecer os ecossistemas de inovação local, que são as empresas que podem ser usadas como modelo de desenvolvimento. O professor do curso de Ciência da Computação, Sandro Silva de Oliveira, explica que os acadêmicos, empresas e professores podem se beneficiar da aprendizagem e adotar esse tipo de sistema como diferencial diante do mercado competitivo.

O estudante Guilherme Zamoner esteve presente na palestra e conta que Giancarlo abordou diversas características do machine learning. "É um assunto muito novo e pouco difundido na região, por isso, eventos como esse ajudam a ter maior clareza de como as inteligências artificiais podem ser aplicadas".

Café tecnológico

Antes do início da palestra, foi promovido um café com os empresários da Deatec - Polo Tecnológico do Oeste Catarinense. Durante a confraternização, as empresas que integram o Polo conversaram com Giancarlo e conheceram como o machine learning pode ser utilizado em seus projetos. Segundo o coordenador do evento, professor Ricardo Fantinelli, a atividade faz parte da parceria entre empresas e Universidade em promover juntas tecnologia.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Machine learning