Minha Uno
Menu Busca

Segundo prêmio ACIC/Uno de Sustentabilidade acontece nesta segunda-feira

Meio Ambiente

Reconhecer as empresas e entidades associadas à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com as melhores práticas sustentáveis. Esse é o objetivo do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. O lançamento da 2ª edição será nesta segunda-feira (14), às 9 horas, em evento on-line, com transmissão pelo canal da ACIC no YouTube.

Durante o lançamento, a Unimed Chapecó e a Renovigi, empresas reconhecidas pelas práticas sustentáveis na primeira edição do Prêmio, em 2019, apresentarão suas ações: projeto Eu Ajudo na Lata, da Unimed, e Energia do Bem, da Renovigi. A intenção é inspirar outras organizações a incorporarem a sustentabilidade no seu dia a dia e mostrar que ações simples podem trazer grandes resultados. 

Independentemente do seu tamanho ou segmento, todas as organizações podem desenvolver ações de sustentabilidade, como, por exemplo, com a promoção de qualidade de vida aos seus colaboradores e familiares, com a preservação de recursos ambientais, com atividades de incentivo à educação, com controles de desperdícios e monitoramentos econômicos adequados, entre outros. 

O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Eduardo Nicoleti, explica que a definição de sustentabilidade está normalmente relacionada com uma mentalidade, atitude ou estratégia do que é ecologicamente correto. “Porém, o conceito é mais amplo: uma das perspectivas é o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), no qual um empreendimento é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo”, explica. 

A primeira edição do evento aconteceu em 2019

A parceria entre a ACIC e a Unochapecó para reconhecer empresas regionais que aplicam práticas sustentáveis é destacada pelo professor e reitor da universidade, Claudio Jacoski. “É uma maneira de incentivar as empresas a partir das ações sustentáveis que desenvolvem e da preocupação que têm com a comunidade. Como signatários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), encontramos nesse Prêmio a oportunidade de permitir que várias organizações apresentem as suas condições diferenciadas de ações de sustentabilidade, assim como nós, da Uno, nos preocupamos diariamente com essa questão”, sublinha.

O Prêmio também busca promover o comprometimento sustentável das empresas, difundir a importância do tema, incentivar a inserção de práticas de inovação no processo gerencial, estimular as organizações a alinharem suas práticas de gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolver a sustentabilidade como oportunidade de negócios, mobilizar e envolver os colaboradores, entre outros.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas no período de 14 de junho a 12 de julho de 2021. A homologação será no dia 31 de julho e a apuração dos resultados no dia 31 de agosto. O evento com a entrega da premiação ocorrerá no dia 28 de setembro deste ano. Toda programação da 2ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade será on-line.

Categorias

A 2ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade contempla duas categorias de premiação: empresas associadas à ACIC – pessoas jurídicas com finalidade econômica e fins lucrativos, que explorem as diversas atividades econômicas; e entidades associadas à ACIC – pessoas jurídicas que atuam no âmbito do terceiro setor, sem finalidade econômica, constituídas na forma de Associação, Organização Social (OS), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Organização Não Governamental (ONG), entre outras designações.

Para efeitos de premiação, as entidades serão avaliadas em categoria única e as empresas separadas por porte. Cada organização associada poderá inscrever apenas um relato de práticas sustentáveis.

Mais informações com os integrantes do Núcleo ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos@acichapeco.com.br.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Sustentabilidade
Premio acic de sustentabilidade
Acic

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image