A edição deste ano abordou a importância do autocuidado

Texto Ionara Virmes*

Com o tema 'Autocuidado: Permita-se!', a 20° Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro. Esse ano, as palestras promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unochapecó abordaram o autocuidado com foco no bem-estar das pessoas com quem nos relacionamos.

O pró-reitor de Administração, professor José Alexandre De Toni, relembra que a segurança do trabalho é uma abordagem indispensável para a Universidade e a Sipat é essencial para ressaltar essa importância.

"Esse é um tema que a gente preza, a questão de saúde e de segurança dos funcionários é um tema fundamental para nós. A Universidade procura investir, também, em equipamentos nessa área, em dados pessoais, sendo uma prática forte que a gente sempre acompanha de perto", conta.

O pró-reitor de Administração ressalta a importância da Sipat para a Unochapecó

As palestras foram realizadas de maneira híbrida e, segundo Alairto Maestri, presidente da Cipa, obtiveram a participação esperada, apesar das restrições impostas pela Covid-19. "Abrangemos todos os setores e funções de cada um dentro da Instituição, como a Unidade de São Lourenço, o Ceom e o Instituto Goio-En, assim as palestras foram realizadas de forma híbrida, presencial e via Google Meet, para que todos pudessem participar", ressalta.

A abertura do evento foi realizada na tarde de segunda-feira (25/10) no Salão Nobre da Unochapecó e contou com a presença da palestrante Simone Carla para debater sobre 'Autocuidado não é egoísmo, é qualidade de vida'. No segundo dia (26/10), a psicóloga Melissa Couto apresentou a palestra 'Gerenciamento das emoções durante a pandemia' via Meet. O terceiro dia de evento (27/10) abordou 'Emergências domésticas', com a participação do bombeiro civil Dieison Corona. Na quinta-feira (28/10), a fonoaudiologia Ma. Tânia Cazuni Meneguetti foi responsável pela palestra 'Saúde e higiene vocal no uso profissional da Voz', no Salão de Atos da Uno e via Meet. O último dia (29/10) aconteceu no Hall do Salão de Atos do Bloco H, onde a professora do curso de Fisioterapia, Paula Zeni, abordou 'Yoga/técnicas de relaxamento'.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Sipat