A edição deste semestre teve enfoque na saúde mental do trabalhador

Saúde

Com o objetivo de conscientizar e auxiliar os técnicos-administrativos e docentes da Universidade, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) promove a 21° Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Com abertura na segunda-feira (05), o evento foi realizado durante toda a última semana, contando com palestras e oficinas que visam a segurança do trabalhador.

Em sua primeira SIPAT como presidente da Comissão, a professora Karen Andrigue saudou a todos os presentes com carinho, e relatou o desejo em fazer com que o corpo docente esteja mais presente nas ações promovidas. "Reforço a importância do nosso diálogo para termos um ambiente que permita nosso crescimento, nossa harmonia, que a gente volte para nossas casas muito bem".

Para dar início a abertura, o professor Gustavo, junto a um estudante,
realizou uma apresentação musical instrumental

No primeiro dia, mediado pela professora Cleidiane Cigognini, o evento abordou o tema 'inteligência emocional e liderança', sendo seguido por um coffee break para os presentes. O segundo dia (06) contou com uma palestra referente a 'reforma trabalhista e organização dos trabalhadores', apresentada pelo professor Cristiano Tessaro.

Já o terceiro dia (08) foi marcado pelas oficinas na Cozinha Pedagógica da Unochapecó. Nela, o professor Jackson Ricardo Tamanho orientou dois momentos da oficina 'cozinhando sem desperdícios'. Na sexta-feira (09), finalizando o evento, as professoras Bruna Furlanetto e Cassia Ternus ministraram uma palestra sobre educação financeira.

Para o pró-reitor de Administração, José Alexandre De Toni, a saúde do trabalhador abrange o físico e o psicológico, este, muitas vezes deixado em segundo plano.

"Surgiu a oportunidade de, pela primeira vez, ter uma docente como presidente. Muito pela participação efetiva, e de grande importância, da professora Karen, pela questão da biossegurança e da Covid - que ela acompanhou de perto. Mas também pensando no quesito de saúde mental, onde precisamos melhorar cada vez mais dentro da Universidade a qualidade de vida do trabalho e a CIPA tem um papel significativo nisso. Sendo a SIPAT um momento importante para toda a comunidade da Unochapecó".

Sipat
Prevencao