Atividade debate a Extensão Universitária da Unochapecó e o recadastramento dos programas e projetos permanentes

Geral

Na terça-feira (7), iniciou o primeiro dos quatro encontros organizados pela Diretoria de Extensão da Unochapecó. A atividade tem por objetivo discutir as práticas extensionistas e refletir sobre novos rumos para atender as demandas da contemporaneidade, legitimar e dar maior visibilidade às ações de extensão universitária.

A temática abordada na ocasião foi a “A (re)elaboração de propostas para a Extensão Universitária na Unochapecó: alinhamento aos princípios e diretrizes”. No debate foram apresentados elementos referenciais sobre o lugar e o papel da extensão no processo de formação e os impactos das ações, buscando identificar possibilidades de articulação entre as atividades extensionistas, ensino e pesquisa. Também foi apresentado um novo roteiro para o recadastramento dos programas e projetos permanentes de extensão em andamento na universidade.

Para a diretora de Extensão, professora Lilian Beatriz Rodrigues, as ações e atividades extensionistas têm papel fundamental para um processo de formação coadunado com as demandas da sociedade. Acrescenta, ainda, que assim possibilita a efetivação do compromisso social da universidade, contribuindo com o desenvolvimento e qualificação das pessoas e das instituições.

A professora destaca que outro aspecto que requer atenção e a tomada de decisões é a curricularização da extensão, ou seja, como garantir de forma mais intensa esta interlocução entre ensino, pesquisa e extensão nas propostas pedagógicas de cada curso de graduação e pós-graduação da universidade. “É imprescindível que a extensão universitária se articule com o ensino e a pesquisa, o que requer a tomada de decisões de forma coletiva. Ao mesmo tempo devem atribuir identidade e qualidade ao programa e projeto, a partir de seu objeto de intervenção, sem perder de vista as demandas sociais e os princípios da Unochapecó em relação à formação”

Os próximos encontros estão programados até novembro, e abordarão as temáticas de coerência interna das propostas de extensão e sua relação com o ensino e a pesquisa, produção de artigos e captação de recursos.

extensão