A história de Chapecó na passarela do Uno Fashion Day

Texto Jessica De Marco*

Muito mais do que um desfile de moda. O que se viu na passarela do Uno Fashion Day deste ano foi um verdadeiro espetáculo cultural. Por meio do tema 'Memorar: 100 anos de Chapecó', a história da cidade centenária foi retratada através de 51 looks, confeccionados por 17 estudantes do curso de Design de Moda da Unochapecó. Cada um deles ficou responsável por desenvolver três peças, e o resultado ficou incrível. O evento aconteceu na noite de sábado (18/11), no Clube Industrial, e encantou o público com sua beleza e, principalmente, pelas histórias contadas.

As coleções foram apresentadas em formato de linha do tempo, buscando resgatar nas peças elementos que caracterizam desde o surgimento da cidade até os dias atuais. Conforme a professora Rachel de Quadros, responsável pela elaboração do direcionamento criativo do desfile, o mais especial do processo de desenvolvimento das coleções foi cada envolvido se encontrar nas histórias estudadas. "Foi um momento para refletir sobre nossas memórias, histórias que muitas vezes ficam silenciadas, porque não são contadas. Uma oportunidade para refletir sobre as coisas mais importantes da nossa trajetória", comenta.

O coordenador do curso de Design de Moda, professor Fábio Vieira, lembra que o mais marcante dessa temática é justamente visualizar as transformações que passamos. "O legal é poder refletir como é a nossa vida, e aí vem a moda como um fator cultural para contribuir nesse processo". Ele acrescenta que o Uno Fashion Day é fruto de um trabalho coletivo, que envolve diversos setores da Universidade.

Para o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Márcio da Paixão Rodrigues, além de muito lindo, o evento ajuda a Instituição a abrir suas portas para a comunidade da cidade e região. "O evento tem muito a cara da Universidade. Já está consolidado como uma marca muito forte e que representa de uma maneira muito importante o nome da nossa Unochapecó".

Confeccionar histórias

dfdsfds

E nesse compromisso de contar histórias, elementos como cores e texturas são capazes de retratar aquilo que se quer. A estudante Tainara Simon, por exemplo, teve que desenvolver seus looks com base na arquitetura de Chapecó, a partir do planejamento urbanístico da cidade desenvolvimento em 1970. Portanto, cada detalhe foi essencial para alcançar o resultado desejado. "Foi muito difícil, mas com dedicação tive a certeza de que é possível nos superarmos. O maior desafio que encontrei foi desenvolver uma das minhas peças que foi cortada a laser. Meu maior diferencial", acrescenta.

A estudante também comenta que foi muito especial confeccionar suas peças tendo como base essa temática. Isso porque, foi justamente o que a encantou quando chegou na cidade. "Como não sou de Chapecó, a primeira coisa que gostei quando cheguei foi a arquitetura, o planejamento. Por isso, foi bem interessante poder representar toda essa admiração na minha coleção".

Um trabalho para se orgulhar

Os familiares e amigos dos estudantes fizeram questão de prestigiar o Uno Fashion Day. Afinal, era o momento de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido por eles ao longo da graduação. A família da acadêmica Laíse Ziger esteve na plateia e ficou muito satisfeita com o evento e, acima de tudo, muito orgulhosa. "Sou suspeita em dizer, mas achei o evento incrível, sensacional. Adorei o tema. Sou de Erechim, mas tenho um amor por essa cidade. Foi muito bacana, ainda mais sabendo que minha irmã foi uma das pessoas que fez os looks e maquiou os modelos", comenta Lilian Ziger, irmã da acadêmica.

ryretyttrA mãe de Laíse, Lídia Ziger, fez questão de agradecer todos os envolvidos e afirma ter certeza de que o sucesso do evento é resultado de um trabalho coletivo. "Amei essa união, essa diversidade apresentada, adorei a apresentação. Eles conseguiram unir todo mundo. Estou amando que minha filha está estudando na Unochapecó".

Laíse homenageou em seus looks a obra Índio Condá, do artista plástico Paulo de Siqueira. "Minhas peças foram trabalhadas na cor prata, para remeter a sucata, que era a obra-prima principal dele". Ela destaca que amou desenvolver esse trabalho feito com muito carinho "São várias etapas até chegar ao resultado final, tem uma pesquisa muito grande por trás das roupas, além da parte do desenho, da confecção em si", finaliza.

Foi nesse clima de retorno às origens, que as mais de 250 pessoas que prestigiaram o evento aplaudiram de forma calorosa o trabalho apresentado. A 9ª edição do Uno Fashion Day foi novamente um grande sucesso.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Uno fashion day