A imagem e o novo momento da publicidade

Desde uma fotografia até o posicionamento de uma marca, a imagem é um objeto essencial na publicidade. Para refletir sobre as mais variadas formas de imagem, principalmente no momento atual, o curso de Publicidade e Propaganda promoveu a Semana Acadêmica “A Imagem Nas Entrelinhas”, entre os dias 21 e 23 de setembro. O evento contou com duas palestras e oito oficinas, que abordaram desde fotografia à gestão de marcas.

O evento contou com profissionais do mercado de trabalho e de outras instituições que oportunizaram reflexões baseadas em outras perspectivas. “Foi possível proporcionar um entrelaçamento de experiências, através de trocas significativas de aprendizado. Além disso, a Semana Acadêmica possibilitou uma aproximação entre a teoria e a prática da profissão”, afirma a coordenadora do evento, professora Janaina Schvambach.

pp

Essa foi a primeira vez que um evento do curso teve como temática as imagens. De acordo com Janaina, o assunto está presente em praticamente todos os segmentos da comunicação e no cotidiano contemporâneo. “Imagens atuam como  uma linguagem poderosa de persuasão e difusão de ideias, além de laços afetivos e diretos com as memórias individuais e coletivas”, relata.

O evento foi uma oportunidade para quebrar as paredes entre o mercado de trabalho e a produção científica. Um exemplo disso foi a palestra de Branding, ou gestão de marcas, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez. “O branding  é uma prática que surgiu dentro das agências de comunicação, mas deve ser analisado pela Universidade”, afirma.

A partir do fim do século XX, ocorreram diversas mudanças na construção de imagens das marcas. Antigamente, de acordo com Luiz, a proposta de produção publicitária visava um conteúdo focado no apelo visual. “Houve uma mudança no comportamento social, cultural, histórico e político das pessoas. O posicionamento das marcas e a experiência proporcionada por elas importa muito mais do que estética nos dias atuais”, comenta.

pp8

Mais do que adquirir um produto ou serviço, o público tem interesse ético em investir em empresas que tenham responsabilidade ambiental, sustentável e econômica. “Além de vender seus produtos, as marcas precisam de um propósito para gerar uma imagem positiva nesse mercado, e devem utilizar das possibilidades tecnológicas para construir um mundo melhor”, comenta.

Durante a Semana Acadêmica também foram realizadas oito oficinas: Road Movies com o Celular, ministrada com João Fernando Lucas; Fotografia splash, com Robson Covatti; Moodboard, com Rachel Quadros, Illustrator em 3 passos, com Diego Oliveira; Usabilidade em aplicativos móveis, com Tainá Apuena Bueno de Oliveira e Criação de Personagem, com Jamille Nemerski. O evento contou ainda com a palestra “Bebê triste mamãe pega no colo: um diálogo sobre Fotografia Publicitária”, ministrada por Danny Haiduk Morais.

Semana acadêmica
Publicidade e propaganda