A música como ferramenta de transformação

Texto Juliane Bee*

Desenvolver a criatividade, a responsabilidade e o senso de amizade e companheirismo são alguns dos objetivos do Projeto Musicando, que está com inscrições abertas na Unochapecó. A iniciativa, que é uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e do programa Arte Cidadã, promove aulas gratuitas de violino para crianças e adolescentes entre seis e 13 anos. Além de auxiliar na capacidade artística e de expressão, o projeto busca formar jovens com uma perspectiva de mundo diferente. Ou seja, ensina não somente a apreciar música, mas como ser um cidadão melhor.

As aulas são voltadas a estudantes que possuem ou não um instrumento próprio e as inscrições vão até o dia 16 de abril. As vagas são limitadas e as matrículas devem ser feitas pelos pais ou responsáveis, na Diretoria de Extensão da Universidade. Para isso é necessário trazer um comprovante de residência, a identidade e o CPF da criança e do responsável. Os encontros acontecem no Bloco L da Unochapecó, sempre às sextas-feiras.

Segundo o responsável pelo Musicando, o regente Gustavo Pereira Malfatti, a partir desse projeto, novos músicos serão formados. Talentos que no futuro podem compor os grupos orquestrais da cidade. Para ele, tanto quem participa, quanto suas famílias, passam a ter outro olhar sobre a música instrumental, valorizando os eventos musicais produzidos no município. "A Unochapecó, como instituição comunitária, faz seu papel de transformar a realidade de uma comunidade a partir do acesso ao conhecimento e também através da música", comenta.

Sobre o projeto

O Musicando foi criado em 2010 com o intuito de ensinar crianças de famílias com baixa renda a tocar violino. O  projeto visa o aprendizado da música, oportunizando outra visão de mundo. Inúmeros estudos comprovam que o ensino da música estimula quase todas as áreas cerebrais. Quando aprende a tocar um instrumento musical, o indivíduo desenvolve simultaneamente habilidades físicas, motoras e intelectuais, além de se tornar uma pessoa mais sensível.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Projeto cultural
Musicando