A vida é mais feliz quando compartilhada

Texto Jessica De Marco*

Quando pensamos em amigos, muitas histórias passam pela nossa cabeça. Seja dividindo momentos de alegria ou de decepção, a certeza que temos é que a vida é mais feliz quando compartilhada. Afinal, os amigos preenchem nosso coração com sentimentos muito nobres, como o amor, a confiança e o respeito. Eles nos fazem crescer enquanto pessoa e também nos ajudam a viver de uma forma muito mais leve e feliz. E esse sentimento sincero na vida de qualquer pessoa não pode passar em branco. Por isso, internacionalmente, comemora-se em 20 de julho o Dia do Amigo. Que tal aproveitar essa data para expressar a gratidão pelos seus amigos?

A amizade é algo tão fundamental na vida humana, que a própria filosofia explica. Segundo estudos, o crescimento pessoal só existe quando o indivíduo estabelece relações interpessoais. O professor da Unochapecó, Edivaldo José Bortoleto, comenta sobre essa vivência - nada fácil - em sociedade, e da interdependência com o outro. "Caso não fosse assim, a sociedade enquanto tal não seria concebível, pois para a sociedade ser sociedade precisamos estabelecer laços com o outro. Mesmo quando este outro não se faça presente, já estamos com e em laços estabelecidos", explica o professor, que é mestre em Filosofia, doutor em Educação e também em Comunicação e Semiótica.

amizadeSer amigo requer um esforço grande. Isso inclui respeito mútuo, confiança e empatia. É fundamental oportunizar trocas entre ambos, oferecer o que há de melhor dentro da gente. Por isso, pode-se dizer que a felicidade e a amizade estão diretamente ligadas. Até Aristóteles, importante filósofo grego, já fez essa conexão em suas obras. Para ele, a amizade desempenha grande importância no caminho do ser humano em relação à felicidade. E para alcançá-la, ele precisa pautar sua vida na prática de ações virtuosas, conforme comenta o professor da Unochapecó. "A amizade que se apresenta como virtude é a das pessoas que desejam o bem do outro, e não a amizade que visa o outro no proporcionar o prazer e o sentido de sua utilidade. Visar o outro na perspectiva do bem, enquanto uma virtude, é já reconhecer que isso nada mais é do que uma exigência à vida social", diz.

Amizades duradouras

O que nos faz ser amigos de alguém? Quais fatores são levados em consideração para construir amizades duradouras? São vários os segredos, dentre eles intimidade, aceitação e lealdade. Ainda, segundo reportagem da Revista Superinteressante, há quatro comportamentos básicos necessários para manter um vínculo – que valem para todo mundo. Tomar a iniciativa de se abrir, apoiar nossos amigos, interação com eles e positividade entre ambos. "O que torna duradoura a relação de amizade, principalmente nos dias de hoje, é a nossa capacidade de construção de relações autênticas, onde o respeito à diferença do outro e o cuidado do outro se apresentam", acrescenta Edivaldo.

Para o professor, grandes amizades só se constituem na dimensão fundamental da liberdade. Outro fator que, para ele, assim como a felicidade, está estreitamente relacionado à amizade. "Uma relação de amizade autêntica, portanto, duradoura, é uma relação de pessoas capazes da liberdade, realidade para a qual o homem existe, pois, não existimos para a fama, nem para o ter e nem para o poder".

Tecnologia e amizade

E amigos virtuais, quantos você tem? Com a expansão das tecnologias, em especial com o surgimento das mídias sociais, ficou muito mais fácil manter conexões entre pessoas. Por isso é natural, muitas vezes, achar que se tem vários amigos.

O professor comenta que em cada tempo da história humana houve modos próprios de se estabelecer relações de amizade e que, ao mesmo tempo que as tecnologias aproximam, elas podem afastar as pessoas. "Desta maneira, as relações e modos de amizade podem ser potencializadas como, ao mesmo tempo, desfiguradas de seus sentidos autênticos, principalmente em um tempo de 'milhões de amigos' como o nosso".

Da universidade para a vida

Não existe dia, hora ou momento exato para se fazer um amigo. Essa relação pode acontecer a qualquer hora, desde que, para isso, haja um desejo mútuo de compartilhar histórias e experiências.

O nosso melhor amigo não precisa ser, necessariamente, desde a infância. Ele pode surgir em outra fase da vida, como, por exemplo, durante a faculdade. Essa é uma fase de descobertas, de dúvidas e de felicidade. E nada melhor do que compartilhá-la com alguém. As egressas de Ciências Econômicas da Unochapecó, Marina Marcon Bellei e Bruna Sonaglio, sabem bem o que é isso. Desde que ingressaram na Universidade surgiu uma amizade intensa entre elas.

amigas

"Durante a graduação passamos pelas mesmas dificuldades, tanto no curso quanto na vida pessoal, e isso foi nos unindo. Nós nos entendemos e nos apoiamos nas horas mais difíceis, além de nos importarmos uma com a outra. É difícil encontrar um amigo de verdade, que se interesse por você, então essa é uma amizade que vale levar para a vida", comentam.

Bruna considera sua vida muito mais feliz após a chegada de Marina. "A rotina tediosa do dia a dia, o desânimo que às vezes surge, naquele fim de semestre, por exemplo. Tudo isso se torna mais leve quando você tem alguém que vive isso contigo".

O sentimento é recíproco por parte de Marina. "Sem dúvidas, ninguém é feliz sozinho. É tão gratificante ter alguém que você possa compartilhar sua vida, dividir suas coisas e amadurecer junto. A vida fica mais bonita e tem mais significado".

Seja qual for o seu amigo, se for um, dois ou mais, o importante mesmo é cultivá-lo. Quem tem uma pessoa assim ao lado sabe bem o quanto nos faz melhor e feliz. Um irmão que o coração é capaz de unir para sempre.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Vínculo