Gincana dos Calouros vai movimentar a Unochapecó nesta noite

Texto Andressa Pomagerski*

Revolução, este é o tema da 22ª edição da Gincana dos Calouros da Unochapecó. Além de promover o conhecimento, a união das turmas e recepcionar os novos estudantes, a gincana é um rito de passagem para a vida acadêmica e uma forma de evitar a prática do trote. Após vários desafios, a última etapa da gincana acontece hoje (05/04), e será realizada no ginásio de esportes da Unochapecó, a partir das 19h15.

De acordo com o diretor de Apoio Acadêmico, Hilário Júnior dos Santos, o tema escolhido para a gincana deste semestre surgiu da atual proposta de comunicação da Unochapecó com a sociedade. Segundo ele, ‘Revolução’ congrega a ideia da juventude que procura conhecimento e com isso quer revolucionar seu mundo e da sociedade que habita através da escolha por uma profissão. "Por isso mesmo as tarefas da gincana desse ano estarão ainda mais ligadas à solidariedade e a ideias para um mundo melhor, sem perder o lado lúdico, interativo e divertido”.

Nesse ano, a gincana conta com a participação das equipes de São Lourenço do Oeste. O diretor do campus, professor Haroldo Wilson Farinon, destaca que a integração entre os duas unidades é muito importante, pois todos fazem parte da mesma instituição. “A participação de acadêmicos daqui em um evento em Chapecó demonstra que a universidade tem a preocupação de disponibilizar a todos as mesmas oportunidades, integrando e fortalecendo o sentimento de que ‘somos todos Uno.’”

Gincana

Para o aluno do quinto período de Publicidade e Propaganda, Bruno Sutil, participar da gincana é um momento importante, porque proporciona a interação entre veteranos e calouros. “Foi quando a turma começou a interagir mais, se unindo para a realização das tarefas. É um momento também para conhecermos mais a universidade e entender que estamos realmente em uma instituição de ensino superior e uma nova etapa começou em nossas vidas”, explica o estudante.

A premiação vai do primeiro ao terceiro colocado, conforme a pontuação obtida ao longo da gincana. O primeiro lugar recebe uma ajuda de custo de até R$ 2 mil para realização de uma viagem de estudos. Para o segundo colocado, o valor é de R$ 1,5 mil e para o terceiro, a premiação é de até R$ 500. Os ganhadores têm prazo de até 90 dias após a divulgação do resultado para retirarem o prêmio.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Revolução
Interação