Abertas as inscrições para o XV Ciclo de Estudos

Texto Tuanny de Paula*

Estudar, debater e refletir sobre a qualidade do ensino superior na atualidade ajuda na construção de uma Universidade cada vez melhor. Na Unochapecó, a busca pela qualificação dos cursos e a melhoria dos recursos para a pesquisa e extensão estão sempre em pauta. Para demonstrar isso, a vice-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPI), promove o  XV Ciclo de Estudos: docência no ensino superior. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro, e está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro, pelo site da Unochapecó.

Os cinco dias de estudo irão reunir os professores da Instituição. A oportunidade será para discutir os processos de ensino e aprendizagem e suas características, assim como as implicações dos mesmos para o exercício da docência diante de um contexto universitário contemporâneo.

Segundo a coordenadora do ciclo, professora Sandra Mara Sabedot Bordin, mais do que transmitir conhecimentos prontos, a docência universitária se constitui no desafio de formar sujeitos pensantes e criativos, capazes de lidar com o novo, de ter conhecimento sobre conteúdos que lhes permitam criar soluções para os desafios que se manifestam. “O ensino superior implica em desafios e exigências e requisita-se habilidades apropriadas à qualidade docente para melhorar a atuação dos professores universitários”, explica.

Programação

A abertura do evento contará com a palestra intitulada 'Estética da Professoralização: implicações da prática e da experiência na formação de professores', ministrada pelo professor Marcos Villela Pereira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). No decorrer da programação, também serão ministradas oficinas e mesas-redondas para a discussão e capacitação dos professores. Além disso, no dia 9, os docentes poderão discutir sobre o projeto pedagógico do curso e planejar as atividades do ano.

Para encerrar o evento, na quinta-feira (08/02), a palestra será sobre 'Performatividade e gestão do tempo', com a professora Rosimar Serena Siqueira Esquinsani. O evento acontece no Salão de Atos da Universidade, a partir das 19h.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
qualidade