Acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo da Uno são finalistas no Prêmio Núcleo D

Texto Ionara Virmes*

Na última quinta-feira (04/11), foram anunciados os finalistas do 'Prêmio Núcleo D Destaque' e, antes mesmo da premiação, já é possível dizer que a Unochapecó garantiu dois lugares no pódio, na categoria 'Projeto Arquitetônico'. As estudantes do 9° período de Arquitetura e Urbanismo Ana Giulia Lunardi Lima e a dupla Amanda de Melo e Milena Beatriz Barp, são as autoras dos projetos que foram para a final.

Ana Giulia foi responsável pela produção do 'Edifício Lumiá'

Para as demais categorias do Prêmio, que são para profissionais, as votações, abertas ao público, seguem até o dia 19 de novembro. Já a cerimônia de premiação está prevista para o dia 15 de dezembro, quando cada projeto vencedor receberá um troféu, além de divulgações do produto nas mídias da Associação e das empresas parceiras.

Para a coordenadora do curso da Unochapecó, professora Paula Batistello, concursos como esse contribuem para a inclusão dos estudantes no meio profissional. "Muitas vezes os acadêmicos acham que a inserção no mercado de trabalho será complicada. E prêmios como o que o Núcleo D está ofertando, no qual profissionais e estudantes participam, fazem essa aproximação e conexão com o mundo real da profissão que ele será inserido depois de formado".

Realizados entre o 7° e 8° período nas matérias de 'Projeto Arquitetônico VI' e 'Projeto Arquitetônico VII', os projetos finalistas foram orientados pelo professor Diego Batista. Ele conta que a estruturação dos trabalhos começou com o estudo preliminar, para verificar os terrenos de implantação, orientação solar, sustentabilidade, usuários, funcionalidade e setorização. Segundo ele, as duas estruturas atingiram os resultados esperados, com a solução de todos os quesitos estipulados por cada disciplina e o desenvolvimento de projetos tecnológicos. "Pelo fato dos projetos estarem bem completos, não foi preciso ajustar nada para a inscrição no concurso, pois sabíamos que tínhamos um ótimo material, e tudo isso graças à dedicação das nossas acadêmicas, que não mediram esforços para realizar cada etapa da projetação da melhor forma possível", relembra.

O professor também ressalta a importância de uma educação de qualidade que evidencie e instigue as potencialidades, habilidades e competências dos estudantes.

"O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó busca incansavelmente o melhor para seus acadêmicos. E por conta disso, os projetos apresentados servem de modelo para os acadêmicos que virão, pois caracterizam muito o que o curso quer: profissionais responsáveis, empenhados, dedicados, éticos, que buscam a inovação e que inserem a tecnologia como um diferencial em cada proposta".

Arquitetando talentos

Responsável pelo 'Edifício Lumiá', Ana Giulia conta que o projeto busca relacionar a conexão entre a vida urbana e o aconchego de um lar, com a praticidade do dia-a-dia. "Como o próprio nome diz, é inspirado na luz e energia. Por isso, gostaria que o Lumiá fosse uma poesia da vida cotidiana, por meio dos espaços de vivência, conexão e percepção através da multiplicidade de apartamentos com a vitalidade dos térreos ativos nas duas conexões viárias", explica.

Prezando pelo contato com a natureza, o 'Gaia Hotel' foi criado

Amanda e Milena formaram uma dupla para o desenvolvimento do 'Gaia Hotel', um projeto de hotel spa destinado ao lazer e ligações com o meio ambiente. Amanda conta que, por ser idealizado em um período pandêmico, o trabalho fez elas repensarem nos contatos emocionais e mentais com a natureza. "A idealização ocorreu de forma fluída, já que é um projeto que possui um propósito que acreditamos. Ele respeita a paisagem natural e os potenciais da área, que aliás são muitas, trazendo o diálogo entre a natureza e a estrutura".

Milena conta que é gratificante representar a Uno em uma premiação regional.

"Nossos professores sempre nos incentivaram a não apenas fazer um projeto, mas sim algo que fosse significante na vida do usuário. As metodologias ativas que nos são apresentadas, fazem com que tenhamos um processo gradativo durante as disciplinas, construindo camadas e entendendo as necessidades da proposta", pontua.

O curso da Unochapecó

Em expansão no mercado de trabalho, a Arquitetura e Urbanismo tem atuação na elaboração de projetos e execução das obras, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Além dessas, também há o desenvolvimento de projetos de interiores, de paisagismos, conservação de patrimônios culturais, projetos de acessibilidade, entre outros diversos ramos.

Na Unochapecó, o curso prepara o acadêmico para exercer as mais variadas funções oferecidas na profissão. As matrizes curriculares seguidas estão sempre alinhadas com as inovações do mercado, oportunizando ao estudante práticas desde o primeiro semestre e relações diretas com a comunidade, as quais trazem reações positivas para a região.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Urbanismo