Acadêmico de Engenharia Elétrica da Uno é destaque na Semana de Ensino do IFC

Texto Ícaro Colella*

O acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unochapecó e bolsista de iniciação científica CNPq, Emanuel Wassmuth da Silva, apresentou os resultados de sua pesquisa na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019, no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Concórdia, e teve seu trabalho classificado como destaque.

O evento ocorreu entre os dias 24 e 27 de setembro e a pesquisa em questão foi apresentada no primeiro dia de programação. O projeto de Emanuel é um estudo de caso intitulado 'Transformador Flyback'. Trata-se de um trabalho que busca descobrir sobre o impacto que a forma construtiva de um transformador de alta frequência gera nas não idealidades do mesmo, principalmente indutância de dispersão.

Os processos se desenvolveram entre estudar o conversor, determinar todas suas expressões matemáticas, analisar resultados, fazer um protótipo e entender os fenômenos causados por não idealidades do circuito. Essa classificação é uma forma de recompensa por uma pesquisa que durou um ano. Para Emanuel, o projeto foi desenvolvido com sucesso, resultou o esperado e o esforço valeu a pena. "Ser reconhecido como trabalho destaque demonstra que a pesquisa é relevante e os resultados são significantes", finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz