Acadêmicos conhecem patrimônio paleontológico em viagem de estudos

Cultura

Para aprofundar os conhecimentos da disciplina de Geologia e Paleontologia, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó realizaram uma viagem de estudos, no dia 10 de junho. O destino foi a cidade de São João do Polêsine (RS), município que integra a Quarta Colônia.

O objetivo da viagem foi conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), mantido pela Universidade Federal de Santa Maria. Na oportunidade, os acadêmicos puderam visualizar toda a estrutura do Centro, a exposição, os laboratórios e também visitar o afloramento fossilífero.

sfsdOs professores Mirian Carbonera e Daniel Galiano, responsáveis pela disciplina e pela viagem de estudos, observam a importância de atividades dessa natureza. "Os alunos puderam conhecer uma iniciativa excelente que envolve a comunidade acadêmica e a comunidade local, já que o CAPPA foi criado por iniciativa dos moradores e hoje é mantido pela Universidade. A região é extremamente rica em patrimônio paleontológico”, comenta a professora.

Para Daniel, a viagem foi importante porque os alunos puderam observar na prática como os fósseis são extraídos das rochas, além dos métodos atuais utilizados no estudo dos fósseis e as técnicas empregadas nas atividades de campo. "Soma-se a isso a importância dessa região para o período Triássico, pois possui grande quantidade de fósseis de cinodontes, por exemplo, grupo que deu origem aos mamíferos atuais”, acrescenta o professor.

Além de ser uma possibilidade de pesquisa aos futuros biólogos, os acadêmicos tiveram contato com espécimes primitivos do ponto de vista evolutivo, revelando a dinâmica do planeta através do tempo geológico.