Acadêmicos da Uno constroem brinquedoteca para escola de Chapecó

Comunidade

Texto Ana Paula Dornelles*

Unir forças para pensar no próximo. Por mais difícil que pareça, o ato de colocar um sorriso no rosto de alguém até então desconhecido, pode se tornar uma alegria partilhada por todos. E acredite, quem muitas vezes fica mais feliz no fim da história não são aqueles que receberam, mas sim aqueles que deram um pouco de si para alegrar a vida do outro. Foi justamente com o intuito de colorir a vida de dezenas de crianças que os acadêmicos do sétimo período de Administração da Unochapecó colocaram em prática a idealização de uma brinquedoteca. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Administração de Projetos e atendeu a Escola Básica Municipal Ascendina Brasinha Dias, de Chapecó.

fdgdger

As atividades iniciaram no dia 24 de abril, quando a turma decidiu qual projeto seria desenvolvido, em meio a diferentes sugestões. Nas aulas seguintes, os acadêmicos reuniram-se para definir como tudo seria realizado. Letícia Chiella foi quem sugeriu a brinquedoteca. Segundo ela, o objetivo foi oferecer às crianças um espaço diferenciado. "Uma sala diferente para que eles possam brincar, aprender e contar histórias. Coisas que eles não tinham antes", comenta. Ainda de acordo com a acadêmica, a escola foi selecionada por conta de seus mais de 40 anos de atuação.

O espaço, que até então era apenas uma sala de aula com baixa infraestrutura, foi construído com ajuda dos acadêmicos e de voluntários. Além disso, durante os dias de construção, foram selecionados pontos de coletas, a fim de adquirir brinquedos, livros e roupas infantis para o novo ambiente. Com essa ação, foram arrecadados mais de mil unidades, que puderam dar ainda mais vida ao local.

ergertert

De acordo com a professora da disciplina, Daiane Deon Borsoi, os alunos buscaram arrecadar incentivos financeiros para cobrir as despesas. "Foram buscadas doações financeiras no comércio. Temos vários alunos que são empresários, que têm uma rede de contato grande, e conseguimos dessa forma. Além disso, os demais estudantes que não tinham esses contatos arrecadaram com os professores e com os demais colegas do curso", explica. No fim, os gastos foram apenas com a gasolina, com o pedreiro e com os móveis do espaço. Os cursos de Design e Design de Moda também auxiliaram, com a confecção das almofadas.

O acadêmico Renê Luiz Anzilieiro também participou da atividade. Para ele, que já atuou em outros projetos sociais, esse foi o mais bonito que ajudou a idealizar. "O que levo comigo como 'resultado' do projeto foi o trabalho em grupo, o modo de ver as ações sociais com outras perspectivas, o apoio que recebemos da coordenação do curso de Administração e de seus professores e a gratidão de todos os beneficiados. Sensação de dever cumprido", comenta.

Para a professora, o sentimento é de orgulho e felicidade. "É uma realização. Eu acabo a disciplina muito contente, muito feliz com o resultado", pontua.

Um presente à comunidade

rtytytry

A construção da brinquedoteca foi uma surpresa para os alunos, que até antes da sua entrega não sabiam o que vinha por aí. Foi no dia 16 de junho que o novo espaço foi entregue. Na ocasião, todos os estudantes da escola, professores e pais foram convidados para conhecer o local.

Ao fim de toda essa ação, os acadêmicos ganharam novos amigos e a escola ganhou um novo espaço, cheio de diversão, cor e aprendizado. "Além da alegria estampada no rosto das crianças ao entrarem na nova sala, agora customizada, o projeto da brinquedoteca auxilia os professores, pois dispõem de mais livros para incentivo da leitura, mais brinquedos para a diversão dos pequenos, jogos para uso na disciplina de Educação Física e uma economia financeira na questão de reforma da sala", finaliza Renê.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco.
Projeto social
Brinquedoteca