Minha Uno
Menu Busca

Acadêmicos da Unochapecó produzem brinquedos com materiais reciclados

Comunidade

Texto Ana Vertuoso*

 

Quem não lembra de pular amarelinha, brincar com bonecas ou jogar peteca. As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento físico e mental das crianças, e ainda estão presentes em grande parte de nossas memórias de infância. Para proporcionar essas experiências às crianças do Bairro Efapi, durante uma ação do projeto de Extensão 'Pedagogia na Rua', do curso de Pedagogia da Unochapecó, foi realizada uma oficina de confecção de brinquedos alternativos para atender quem frequenta o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O projeto é vinculado ao programa 'Experiências do Brincar' e, por meio de atividades como esta, busca ressignificar o brincar junto à comunidade local e regional.

Durante a manhã do dia 25 de maio, estudantes voluntários de diversos cursos da Unochapecó utilizaram materiais reciclados, como tecidos e papelão, na produção dos brinquedos a fim de afastar o brincar da perspectiva consumista. "A nossa ideia é levar para a comunidade atividades que envolvem o cuidado e o respeito com a natureza e, principalmente, com outros humanos, o que é essencial para uma brincadeira de roda, peteca ou até mesmo uma contação de história ao ar livre", explica a coordenadora do projeto, professora Aline Lazarotto.

Ao todo, foram produzidos mais de 40 brinquedos, como fantoches, pés de lata e bonecos. Além disso, os voluntários arrecadaram 110 livros infantis, e customizaram dez almofadas, que serão destinadas para a brinquedoteca do Cras. O Centro é parceiro do projeto e já possui um espaço com essa finalidade, mas ele não é utilizado. A partir de agora, a ideia é reorganizar a brinquedoteca e ainda constituir uma biblioteca no mesmo local.

De acordo com Aline, a ação teve um resultado muito positivo. "A atividade ocorreu tranquilamente com a colaboração de todos os envolvidos. O desafio era criar brinquedos com material reaproveitado, sem utilizar os moldes, e todos os envolvidos foram extremamente criativos. Os brinquedos produzidos ficaram lindos e úteis", conclui.

 

*Estagiária, sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Pedagogia na rua
Pedagogia
Experiencias do brincar
Brinquedos

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image