Acadêmicos de Agronomia da Uno estudam a realidade rural da região

A disciplina 'Estudo da Realidade Rural', presente na matriz curricular do curso de Agronomia e ministrada pela professora Cristiane Tonezer, tem por objetivo capacitar acadêmicos para a realização de diagnósticos de realidades rurais presentes na região, e por fim, propor programas públicos para melhorar o desenvolvimento no campo. A cada semestre, um novo município do Sul do país recebe a visita dos acadêmicos para a realização dessa intervenção, que acontece por meio da parceria entre Universidade, órgãos públicos e comunidade. Neste semestre, foi a vez dos estudantes visitarem o município de Formosa do Sul, em Santa Catarina.

dffd

Durante a atividade, são levantados dados primários e secundários do meio rural de um município em específico. Os dados primários, coletados junto às famílias,  são a principal inovação do trabalho, pois permitem sistematizar informações relevantes para o desenvolvimento rural de cada localidade. Essa prática oferece aos acadêmicos a construção de uma visão mais completa sobre a realidade do campo, que vai além dos sistemas de produção, das atividades agropecuárias e das tecnologias.

Posteriormente à coleta de dados, os acadêmicos formam grupos de trabalhos para elaborar propostas de programas de desenvolvimento rural e propor proposições estratégicas, com o intuito de auxiliar tanto o município, quanto a população. Na última atividade realizada, foram aplicados 70 questionários aos agricultores. Além disso, participaram da pesquisa servidores municipais da Cresol, Epagri, Cooperalfa, Agroflor, Secretaria da Agricultura, Secretária Social, Prefeitura de Formosa do Sul e do Sicoob.

rtrtr

De acordo com a professora Cristiane Tonezer, a atividade foi de extrema importância para os acadêmicos e para o município. "Contribuiu para a formação agronômica dos mesmos, proporcionando maior compreensão sobre as especificidades de cada realidade. Além disso, mostrou soluções adequadas e viáveis aos munícipes, pois após o estudo da área foram elaboradas propostas pelos alunos, auxiliando na construção de políticas públicas mais participativas", comenta.

Para divulgar o resultado da pesquisa realizada e dar uma devolutiva aos envolvidos, os estudantes promoveram um seminário com a presença dos servidores municipais. A ação aconteceu no dia 4 de junho, em Formosa.

Rural
pesquisa