Acadêmicos de Arquitetura renovam ambientes de escola estadual

Texto Ionara Virmes*

O componente curricular 'Aprendizagem Baseada em Experiência' (ABEx) está presente em todos os cursos oferecidos pela Unochapecó, em diversos momentos da graduação. Cada ABEx configura-se com conteúdos específicos de cada curso e intui aproximar o estudante da realidade profissional. A cada semestre, os acadêmicos são introduzidos a uma situação-problema e são desafiados a solucioná-la, tornando a experiência um laboratório de aprendizado.

Nesse semestre, os calouros de Arquitetura e Urbanismo realizaram a sua primeira ABEx, intitulada 'Comunicação Gráfica à Mão Livre'. Esta, tem como objetivo dar competência ao acadêmico para representar objetos, edificações e paisagens de diferentes momentos da história, a mão livre, e nesse contexto o componente busca parcerias para atender demandas reais para humanizar e ambientar espaços institucionais e coletivos. A coordenadora do curso, professora Paula Batistello, conta que na primeira edição do componente, foi realizada uma parceria com a 'Casa de Acolhimento à Mulher e à Criança com Câncer', mantida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Feita no primeiro semestre de 2021, os estudantes realizaram painéis para a brinquedoteca e para o salão de chá da casa após fazer levantamentos in loco e ouvir os dirigentes.

Desde o primeiro período, os estudantes tem contato com o cliente

"No semestre corrente, os acadêmicos propõem uma intervenção na Escola de Educação Básica Professora Irene Stonoga. A partir da demanda levantada pelos dirigentes da  escola, havia uma preocupação de pouca apropriação dos alunos com o ambiente escolar. Desta forma, os estudantes, apoiados e orientados pelos docentes do componente, ouviram os alunos da escola, interpretaram seus anseios e desejos, e fizeram lindas propostas de intervenção. Dentre elas, duas foram escolhidas pelo corpo escolar como as melhores para serem executadas, e após os docentes envolvidos escolheram uma finalista", conta.

A disciplina possui o apoio interdisciplinar das matérias de 'Modelagem da Informação da Construção: Processo de Projeto' e 'O Arquiteto e Urbanista do Futuro', as quais dão apoio aos aspectos de levantamentos e projetos. A partir disso, há a participação de uma professora associada da psicologia, para apoiar nos questionamentos e interpretação feitos aos clientes reais. Trabalhando, desde o primeiro momento na academia, a empatia, gestão emocional e trabalho colaborativo. Para a professora Márcia Moreno, docente da disciplina, não há dúvida de que os acadêmicos irão para o segundo semestre mais seguros e confiantes quanto a suas produções, além de uma importante experiência com a comunidade.

"Em parceria com os demais componentes do semestre, fomos conectando as ações para que os acadêmicos pudessem se sentir mais seguros e com aparatos teóricos relevantes a ponto de compreenderem o processo para criarem, elaborarem e socializarem suas ideias. Segundo relatos dos próprios estudantes, após a devolutiva do componente, a experiência foi muito significativa pois, além de terem que 'lidar com o cliente', tiveram que manter postura perante ele e vender a ideia de modo a convencer de quão viável era o seu projeto, trazendo teoria, esboços e renderizações de como ficaria o ambiente selecionado pela escola", afirma Márcia.

Integrante da equipe a qual o projeto escolhido foi idealizado, o estudante Eduardo Debortoli relata que os principais desafios encontrados no processo foram atingir as expectativas dos clientes e conseguir executar o projeto de uma forma que atenda todas as necessidades, ou seja, que fique com uma boa aparência e seja funcional. "Foi um ótima experiência, nós conseguimos adquirir muito conhecimento ao longo da criação e execução do projeto, sem dúvidas os melhores momentos foram os de interação e troca de experiências com os colegas, a vivência e as amizades que fizemos durante a produção do projeto".

Ele ainda ressaltou a importância de componentes práticos, como a ABEx, por propor contato com a vivência profissional desde o primeiro semestre: "aprendemos como lidar e se portar com o cliente, como apresentar nosso projeto, técnicas de execução e muitos outros pontos que veríamos somente formados. Sem dúvidas, as ABEx auxiliam na formação de profissionais mais capacitados e experientes".

Faça parte da Uno

O curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos 27 cursos com inscrições abertas para o Seletivo 2022, para ingresso no segundo semestre. Fazer parte da comunidade acadêmica é fácil! Basta fazer sua inscrição no site da Uno enviando seu Histórico Escolar ou Boletim de Desempenho no Enem. Paula ressalta que por muito tempo a academia formava profissionais que só teriam contato com clientes após sua formação integral, na sua vida e atuação profissional.

"Hoje, o curso traz apropriações com habilidades além das técnicas, mas as que possibilitam o desenvolvimento do saber ser e saber fazer, para que os novos profissionais sejam mais empáticos, sejam mais assertivos mais nas suas propostas projetuais e saibam gerenciar suas equipes de forma mais humanizada, buscando sempre um resultado benéfico para os profissionais e para os clientes", finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Letícia Sechini

Reestruturacao