Acadêmicos do curso de Biblioteconomia em contato com a profissão

Texto Ana Paula Dornelles*

Durante o ensino superior, os estudantes têm a oportunidade de lidar com diferentes experiências e conhecer novas realidades. Uma das possibilidades que permite isso é o estágio obrigatório. E foi justamente dessa forma que os acadêmicos do curso EaD de Biblioteconomia da Unochapecó puderam se inserir em um novo espaço e aplicar, na prática, todo o aprendizado teórico.

Ao todo, 33 alunos, dos polos de Chapecó e São Lourenço, realizaram o estágio obrigatório. Os locais de atuação foram bibliotecas públicas, escolares e universitárias, nos estados de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Durante as atividades, cada estudante foi orientado por um bibliotecário e supervisionado pelos professores do curso. Nos dias 7 e 14 de julho os acadêmicos tiveram a oportunidade de se reunirem e partilharem suas experiências.

De acordo com o professor da disciplina, Orestes Trevisol Neto, o estágio obrigatório é um momento muito importante para os acadêmicos, pois permite adquirir novos aprendizados. "Por ser um curso EaD os alunos demandam de vivências práticas e presenciais. Vivenciar a realidade profissional, associar teoria e prática, prepara o aluno pra ingressar no mercado de trabalho com experiência, mesmo que breve", aponta.

Para o acadêmico que realiza o estágio, a experiência é muito valiosa. Mirian Quevedo quem diga. A estudante realizou o seu na biblioteca de uma instituição de ensino superior da cidade de Sarandi, Rio Grande do Sul. "É preciso ter bastante atenção, ver as informações certinhas. Mas aí vamos lembrando tudo que aprendemos e por isso fica mais fácil", explica a estudante.

Nádia Kunzler também é acadêmica do curso e realizou seu estágio na Biblioteca Pública Neiva Maria Andreatta Costella, de Chapecó. Ela comenta que a experiência foi maravilhosa. "É uma oportunidade que o estudante tem de assimilar a teoria à prática e vivenciar a profissão de bibliotecário. Além disso, ampliar seus conhecimentos".

weewew

O curso de Biblioteconomia

O curso EaD de Biblioteconomia ofertado pela Unochapecó é o primeiro a ser implantado na Universidade nesta modalidade de ensino. Os principais diferenciais oferecidos para seus acadêmicos são as aulas ao vivo e interativas, currículo com ênfase na aprendizagem baseada em problemas, professores com experiência profissional e acadêmica, além da possibilidade de aproximar os alunos dos ambientes de atuação, por meio do estágio obrigatório e não obrigatório. O curso promove também a integração dos alunos com o Conselho Regional de Biblioteconomia e com a Associação Catarinense de Bibliotecários.

Para o professor Orestes, os cursos a distância da Unochapecó, como o de Biblioteconomia, são muito importantes pois facilitam o acesso a mais pessoas. "Os cursos a distância interiorizam o ensino da biblioteconomia para quem não pode se deslocar e formam profissionais para regiões que carecem dos mesmos", conclui.

Em relação à disciplina de estágio obrigatório que compõe a grade curricular do curso, são 120 horas ofertadas, dessas, 40 são destinadas à prática do estágio. Além disso, ao longo da disciplina, os estudantes desenvolvem um relatório com orientação dos professores. O mesmo é entregue no fim da disciplina acompanhado de uma apresentação sobre a experiência vivenciada.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco.

Estagio obrigatorio
Ead