Minha Uno
Menu Busca

Ação do curso de Ciências Biológicas integra estudantes e comunidade

Educação

Texto Juliane Bee*

 

Um momento para adquirir novos conhecimentos, este é o objetivo do 'Chimarrão e Ciência', evento organizado pelo curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, em parceria com o mestrado em Ciências Ambientais e o Centro Acadêmico do curso (CABio). A proposta é que uma vez por mês os estudantes e professores possam realizar palestras de até 45 minutos para debater diferentes temas da área biológica, contando também com a participação da comunidade externa.

A coordenadora do curso, professora Eliara Muller, explica que o projeto teve início com um pequeno grupo de estudantes e professores, que se reuniam semanalmente para debater sobre os conteúdos vistos em aula. De acordo com ela, os seminários possibilitam a discussão de temas atuais e relevantes para a formação dos futuros profissionais e valorizaram os egressos do curso, que são convidados a falar sobre o tema de suas pesquisas. "Aproveitamos quando temos bancas de mestrado para convidar os pesquisadores e professores a participarem dessa iniciativa". Ela também ressalta que além da comunidade acadêmica, as palestras são abertas ao público externo.

Para o presidente do CABio, Giovane Arus, as palestras são oportunidades para adquirir novos conhecimentos com profissionais especialistas em suas áreas. O estudante conta que as temáticas abordadas nas palestras são baseadas no interesse dos acadêmicos e pela curiosidade sobre o assunto. "Além de agregar crescimento pessoal e profissional, os encontros nos proporcionam uma troca de experiências acompanhadas pelo chimarrão".

 

Programação

A palestra 'Ferramentas moleculares para o estudo da biodiversidade', ministrada pela professora Patrícia de Abreu Moreira, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inaugurou as atividades. A segunda edição do evento, realizada no mês de abril, contou com o seminário 'Sob os nossos pés, o sistema nervoso florestal', apresentado pela professora Maria Alice Neves, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já a terceira edição do 'Chimarrão e Ciência' acontecerá somente em junho, pois no mês de maio, dos dias 08 a 12, ocorre a XXII Semana Acadêmica do curso.

Este ano, além dos minicursos, palestras e mesas-redondas, os estudantes também podem participar da Semana Acadêmica apresentando seus trabalhos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Unochapecó. O valor da inscrição é de R$ 40 para estudantes e R$ 60 para o público externo. O prazo para submissão dos trabalhos encerra na sexta-feira (28/04).

 

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
COMPARTILHE
TAGS
Integracao
Chimarrao e ciencia

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image