Ação reflete a importância da postura e mastigação corretas

Texto Juliane Bee*

Pequenas mudanças em nosso cotidiano, como corrigir a postura e mastigar de forma adequada, podem mudar a nossa qualidade de vida. Pensando nisso, uma ação promovida pelo Unovital nesta quinta-feira (19/10), reuniu profissionais de Nutrição, Fisioterapia e Odontologia da Unochapecó. A atividade faz parte da  Semana da Alimentação da Universidade.

Segundo a dentista Mariana Chiodeli, o segredo para uma boa alimentação é a mastigação. Quando realizada de forma correta, ela quebra, tritura e reduz a comida em pequenas porções, facilitando a ação de enzimas digestivas e melhorando a absorção de nutrientes. "Para mastigar de forma correta é importante cuidar dos dentes. De que adianta ter alimento e não poder mastigá-lo?" Na oportunidade, a profissional compartilhou informações com a comunidade acadêmica e também distribuiu escovas de dentes.

Quando a mastigação é realizada de forma errada, problemas sérios podem aparecer, como conta a nutricionista Micheli Trentin. De acordo com a profissional, o intestino possui sete funções vitais e uma delas é a digestão. A disbiose intestinal é quando ocorre um desequilíbrio nas bactérias localizadas no intestino, ocasionadas muitas vezes pela mastigação insuficiente, quando macromoléculas de proteína agridem a mucosa intestinal. Para Micheli, é essencial a integração entre as áreas da saúde, assim como a proporcionada pela Unovital, pois são campos interligados.

sss

Além de problemas nutricionais, a mastigação errada também afeta diretamente a postura. A professora Clesia Gubiani, que acompanhava a ação, ouviu atentamente as orientações do fisioterapeuta Ricardo Nicaretta. Ela comenta que acha essencial tirar um tempo para avaliar o que está fazendo com sua saúde. Um exemplo é a forma como se está sentado no ambiente de trabalho.

Segundo Ricardo, a postura está relacionada diretamente com a oclusão, o encontro dos dentes superiores e inferiores quando a mandíbula se aproxima dos maxilares, por meio da ação dos músculos mastigadores. Ela determina a posição da mandíbula e determina a posição da cabeça sobre a coluna vertebral e os demais ossos. "Uma afeta a outra e quando alguma coisa está fora do lugar acaba provocando uma reação em cadeia", explica.

Atendimento à comunidade

Os serviços de nutrição, odontologia e fisioterapia acontecem diariamente na Universidade, por meio do Ambulatório de Nutrição, Clínica de Odontologia e Clínica de Fisioterapia. Os atendimentos são abertos à comunidade, mediante agendamento. Os espaços estão localizados no Bloco G3.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Unovital
Odontologia