Ação solidária de Ciências Contábeis visa formar profissionais mais humanos

Texto Stefania Martinelli*

A solidariedade está nos pequenos gestos. Um breve sorriso, um abraço apertado, uma mão estendida. Em busca dessa união de simpatias, o Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó está promovendo o projeto Ciências Contábeis em Ação. A ideia, que envolve todos os períodos do curso, teve início com uma movimentação da turma do 4º semestre em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Nos dias 30/09, 08 e 10/10 foram desenvolvidas brincadeiras, dinâmicas, contação de histórias, mímica, música, dança, entre outras práticas que envolveram os estudantes e a comunidade da Apae.

A turma dividiu-se em grupos para que todos pudessem participar das movimentações. No primeiro dia da ação (30/09), que ocorreu no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes durante a realização da 8ª Noite Cultural, uma equipe de estudantes ficou responsável pela produção de maquiagens e penteados daqueles que se apresentaram. Nos demais dias, o foco foi exercer recreação na semana do dia das crianças com as mais diversas atividades.

Kemoli Ogliari, estudante do quarto período que participou do projeto, relata que o sentimento de realizar um trabalho voluntário é gratificante. "De primeiro momento achávamos que nós estávamos ajudando as pessoas que lá estavam, mas após chegar na Apae, percebemos que foram eles quem nos ajudaram. Ajudaram a enxergar a vida e as pessoas com outros olhos, a reclamar menos e dar mais importância às coisas simples. Fez com que a turma e professores se unissem mais para pensar e realizar as atividades de forma conjunta. Foi um momento único para cada um que participou", afirma.

Para a coordenadora do curso e uma das idealizadoras do projeto, Daniela Di Domenico, é importante a realização dessa ação para que o estudante seja mais solidário e sensível. "O principal motivo de mantermos vivo esse projeto dentro do curso, é pensando em tornar nossos alunos pessoas melhores, para que eles se formem seres humanos melhores. Queremos que eles tenham a sensibilidade de olhar para o lado, para as pessoas que precisam e não só aqui dentro da universidade, mas lá fora também", relata.

A última atividade que envolveu os estudantes e a organização ocorreu no dia 31/10, uma palestra sobre o programa Prevenir, que tratou sobre a importância de ter uma gravidez planejada e prevenida para que a criança nasça saudável e sem problemas futuros. Estavam presentes estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Além das ações já realizadas, no dia 01/12 está programada uma aula de Excel básico na Unochapecó para os empregados da Apae, no intuito de auxiliar na gestão e controle da instituição.

Para Kemoli, a ação solidária enfatiza a necessidade do projeto ter continuidade. "Só quem participa consegue explicar o sentimento que fica. Ver o sorriso estampado no rosto das pessoas por um ato seu, não tem dinheiro no mundo que pague", conclui.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel
Solidariedade