Ações de educação ambiental incentivam crianças a cuidar do planeta

Texto Jessica De Marco*

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa que deve ser levada a sério ainda na infância. Afinal de contas, atitudes praticadas desde cedo contribuem para a construção de um futuro muito melhor. Isso é o que busca incentivar a Unochapecó através do projeto Educação Ambiental para a Infância. Por meio de atividades lúdicas, os pequenos conhecem temas relevantes para o bem-estar do planeta e percebem a importância de desenvolver ações sustentáveis no cotidiano. O 2º encontro do projeto aconteceu na Universidade nesta terça-feira (20/06), com a presença de alunos das escolas públicas de Chapecó.

As turmas do 3º e 4º anos das escolas Sereno Soprana, Lara Ribas e Valesca Parizotto participaram da programação. A temática escolhida para essa edição foi o meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar os pequenos para atuarem na conservação da biodiversidade. Segundo a professora Ana Cristina Confortin, mais uma vez o encontro foi muito produtivo. "Em todas as oficinas as crianças tiveram um papel ativo, tanto na produção de brinquedos com materiais alternativos quanto participando nas discussões das temáticas, apresentando interesse e questionamentos", comenta.

As atividades foram organizadas pelos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Pedagogia, além do Museu de Ciências Naturais. Os projetos de extensão Pedagogia na Rua, Viveiro Educativo, Brinquedoteca e o grupo de pesquisa Palavração também contribuíram.

sdfdffO encontrou contou com diversas oficinas que despertaram a curiosidade das crianças. Uma delas foi ministrada pela bióloga responsável pelo Museu de Ciências Naturais, Tania Muneron. A apresentação do tema 'Na pista do passado: fósseis de dinossauros' atraiu olhares atentos dos alunos. "Eles conhecem os dinossauros divulgados em filmes e livros, mas não os que habitaram a nossa região", explica Tania. Durante a oficina, as crianças também conheceram dois fósseis que fazem parte do Museu.

Próximas etapas

Os próximos encontros abordarão temáticas alusivas ao Dia da Árvore (setembro) e Dia dos Animais (novembro). As escolas e as turmas serão as mesmas, garantindo a continuidade da participação e o vínculo maior de cada estudante com as ações propostas pelo projeto.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Meio ambiente