Palestra foi ministrada pelo professor do curso de Farmácia da Unochapecó e pesquisador do Projeto Fitochapecó, Walter Antônio Roman Junior

Geral

Lançado em 15 de dezembro de 2010, o Projeto Fitochapecó atua na produção, processamento e distribuição de fitoterápicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). As ações desenvolvidas pelo projeto foram apresentadas no XIV Encontro de Estudos Farmacêuticos e IV Concurso de Pesquisa Científica na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Durante o evento, promovido pelo curso de Farmácia da Unijuí, o professor Walter Antônio Roman Junior, do curso de Farmácia da Unochapecó e pesquisador do Projeto Fitochapecó, destacou os aspectos históricos relacionados à utilização de plantas medicinais, legislações a respeito da fitoterapia no SUS e a experiência do Projeto Fitochapecó. A palestra contou com a presença de professores e estudantes dos cursos da área da saúde da Unijuí e de técnicos da Emater.

A iniciativa

O Projeto Fitochapecó atualmente é desenvolvido pela Farmácia Escola da Unochapecó, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Através dessa parceria, são distribuídos, gratuitamente, produtos como chás, cremes, xaropes, pomadas e cápsulas, manipulados com base em plantas medicinais. Esses medicamentos são dispensados para a comunidade mediante a apresentação de receita médica assinada por profissional do SUS.