Minha Uno
Menu Busca

Administração desenvolve metodologias com professores da EEB Tancredo Neves

Geral

Texto Ícaro Colella*

 

Com a expansão tecnológica, o ato de educar se modifica a cada dia. Com o passar dos anos, os professores precisam recorrer a ferramentas e metodologias inovadoras para   desenvolver estratégias e melhorar os processos de ensino aprendizagem. Visando auxiliar nesse campo, acadêmicos e professores voluntários do curso de Administração da Unochapecó e da Rede de Inovação, passaram a última sexta-feira (29/07), na escola estadual Tancredo Neves, no bairro Efapi, com 46 professores para buscar soluções para a problemática: 'Como tornar o processo de ensino aprendizagem mais atrativo e eficaz para o estudante de hoje?'. 

Esta atividade é uma das ações do projeto de extensão Escola de Jovens Empreendedores (EJE). Usando ferramentas inovadoras a partir da metodologia do design thinking, no qual o Innovation Camp está baseado, os educadores apresentaram soluções para serem aplicadas no seu cotidiano escolar. Nesta ocasião, divididos em grupos, os professores desenvolveram metodologias e ideias voltadas para a melhoria do processo de ensino, além de desenvolver espaço para reflexão crítica sobre temas trabalhados pelas disciplinas do ensino médio. 

Foi pensado também em um ambiente diferente da sala de aula, onde professores e alunos pudessem conversar e buscar alternativas para relacionar teoria e prática. A aplicação de outras ideias também surgiram, como a metodologia 'sala de aula invertida', que consiste em utilizar aplicativos e ferramentas do Google forms para envolver os estudantes nos conteúdos e proposta de aula.

Os professores apresentaram soluções para o cotidiano escolar

Segundo o professor do curso de Administração e coordenador do projeto de extensão, Duilio Schaefer, a parceria da Universidade com as escolas da região é fundamental para o sucesso das atividades. Ele visualiza o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens e dos professores a cada nova ação que é realizada. "Todos os professores e a direção da escola estiveram muito engajados na atividade, pesquisando, tirando dúvidas com nossos mentores e se dedicando em buscar soluções inovadoras e possíveis de serem implantadas. Percebemos a importância de estar sempre em contato com as escolas, promovendo projetos que são importantes para o crescimento de todos". 

De acordo com a professora e diretora pedagógica da escola Tancredo Neves, Franciele Luiz Ramos, a atividade foi desafiadora, por ser algo bem diferente do que é habitual na área da educação. Entretanto, ela relata que o grupo ofereceu subsídios para que fosse possível pensar em saídas, a partir das problemáticas expostas. ''Valeu muito, com certeza foi uma forma de pensar sobre educação, com sugestões de aprimoramento do nosso trabalho pedagógico", finaliza. 

Além desta atividade com os professores, através da parceria da Uno com a Junior Achievement, o projeto de extensão EJE, com o objetivo de difundir o empreendedorismo nos jovens, atendeu cerca de 240 alunos do ensino médio da Escola, nos meses de junho e julho, com os projetos 'Habilidades para o sucesso' e 'Meu dinheiro, meu negócio'. Esta, e tantas outras ações realizadas em diversas escolas de Chapecó, São Lourenço do Oeste e região, são possíveis graças a parceria do curso de Administração com a Rede de Inovação da Unochapecó e com o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.

 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Tancredo neves
Parque tecnologico

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image