Afeto em forma de alimento é entregue a profissionais da saúde

Comunidade

Texto Ana Vertuoso*

As memórias afetivas atreladas às receitas de família têm o poder de nos levar de volta à infância. No meu caso, elas me levam até a cozinha de minha tia enquanto ela cortava morangos para decorar a torta que assava no forno. Já no de Rafaela Liotto, as receitas carregadas de lembranças são dos bolos e biscoitos amanteigados que a acadêmica cozinhava com sua avó materna. Por isso, estes foram os doces escolhidos pela jovem para uma atividade que desafiou estudantes de Gastronomia da Unochapecó a resgatarem receitas especiais de suas famílias.

Foram produzidos bolos de diversos sabores

Nos dias 22 e 23 de setembro, estudantes de duas turmas se reuniram na Cozinha Pedagógica do curso para preparar os pratos e compartilhar suas histórias, sob orientação das professoras Maria Regina Martinazzo e Erika Sales Rocha Marques. "Estudamos alguns movimentos dentro da Gastronomia e um deles é o Comfort Food, que é a comida de conforto, que nos trás boas lembranças. Então, a ideia surgiu a partir desse movimento e, em função disso, pedimos para que os acadêmicos pesquisassem junto às suas famílias e trouxessem alguma receita que tivesse significado na sua vida", explica Maria Regina.

A professora conta que, ao todo, foram cerca de 30 estudantes que produziram pães, quiches, bolos salgados e doces comuns da nossa região, como cucas, bolachas, bolos e grostoli. Receitas básicas, porém com alguma história por trás. Em função do momento que estamos vivendo, esses alimentos se tornaram ainda mais especiais, já que foram entregues a profissionais da saúde. "É uma forma de agradecê-los pelo trabalho que eles estão realizando e, ao mesmo tempo, um gesto de carinho".

A entrega foi realizada na unidade da Unimed de Chapecó nos dias seguintes à produção, ou seja, 23 e 24 de setembro. Rafaela esteve presente na segunda entrega e conta que o momento, acompanhado por poucas pessoas, marcou não somente para quem recebeu os alimentos.

"Foi uma experiência incrível. Devido a situação que estamos passando, foi como dizer para cada profissional da saúde, que ali estava um abraço e reconhecimento pelo serviço por eles prestados".

Esta foi a primeira vez que uma atividade assim acontece dentro das disciplinas de 'Gastronomia Sustentável' e 'Cozinha Contemporânea', mas Maria Regina acredita que não será a última. "Foi uma atividade linda e os estudantes também gostaram. Foi uma forma deles homenagearem suas avós, suas tias, suas mães e outras pessoas queridas através dessas receitas. Todos nós gostamos de fazer e com certeza pensaremos em repeti-la no próximo ano", finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Unimed