Agronomia comemora 21 anos dos Estudos de Vivência

Colocar em prática todo o conhecimento obtido na sala de aula é um dos momentos mais importantes da graduação. Um exemplo disso são os Estudo de Vivência Ativa (EVA), do curso de Agronomia da Unochapecó. Os EVA se constituem em um elemento formativo, prático e reflexivo para os alunos do 4⁰ e 5⁰ semestres. Em 2016 esse componente completou 21 anos de realização.

Os EVA, que fazem parte da matriz curricular do curso de 1995, estão estruturados em três etapas. Na primeira, que ocorre no início do mês julho, o estudante hospeda-se em uma propriedade rural por 15 dias. Nesse período, ele estuda todos os aspectos da família, da propriedade e da sociedade. A segunda fase acontece em maio do ano seguinte, nela o estudante retorna ao campo onde realiza uma palestra de um tema escolhido pelos moradores do local, além disso, ele faz um levantamento econômico da propriedade. Já na terceira etapa, o estudante do curso elabora um projeto de investimento para a família de agricultores, baseado nos levantamentos realizados durante o período em que esteve na propriedade rural.

Um dos principais objetivos dos EVA é promover a integração dos conhecimentos gerais e específicos da formação profissional, dessa maneira o acadêmico tem a oportunidade de criar uma perspectiva de atuação profissional. Desde o início das atividades, os EVA já foram realizados em 29 municípios do Oeste catarinense, queatravés do curso de Agronomia receberam a Unochapecó, facilitando e contribuindo para viabilização dos Estudos.

Eva
Estudos de vivencia ativa