Minha Uno
Menu Busca

Agronomia realiza pesquisa nas cidades de Nonoai e Rio dos Índios

Educação

Texto Tuanny de Paula*

 

A graduação proporciona diferentes formas de ver o mundo e as pessoas que o constroem. Para os estudantes do curso de Agronomia da Unochapecó, essa percepção se realiza de forma prática, através da disciplina Estudo da Realidade Regional. Por meio dela, os acadêmicos realizam um levantamento da realidade rural de um município e propõem programas públicos para o desenvolvimento da região. Neste semestre, as cidades de Nonoai e Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul, receberam a intervenção. Esta é a primeira vez que a atividade acontece em outro estado. 

Durante a fase inicial da disciplina, são levantados dados primários e secundários do meio rural do município escolhido. São coletadas informações junto às famílias de cada cidade e, a partir delas, os estudantes sistematizam os aspectos relevantes e constroem uma visão mais sistêmica da realidade rural. Os acadêmicos analisam ainda os sistemas de produção, aspectos sociais, ambientais, tecnológicos e culturais do espaço. 

Segundo a professora Cristiane Tonezer, a partir da coleta de dados são formados grupos de trabalho para elaborar propostas de programas de desenvolvimento rural. Eles levam em consideração mecanismos que auxiliem os dois municípios e também a população. Foram aplicados 111 questionários nas casas dos agricultores, 68 em Nonoai e 43 em Rio dos Índios. Também participaram da pesquisa 12 servidores municipais que prestam serviços às famílias agricultoras. kukuku

A professora complementa que a atividade é de extrema importância para a formação dos acadêmicos e para as cidades atendidas. “A ação contribui para a formação agronômica dos estudantes e proporciona uma maior compreensão sobre as especificidades de cada realidade”.

 

Resultados

Os resultados da pesquisa foram divulgados no dia 29 de novembro, em Nonoai. Os estudantes promoveram um seminário com a presença das famílias envolvidas e dos servidores municipais das duas cidades. Os grupos apresentaram as propostas elaboradas a partir do estudo e que devem auxiliar nas políticas públicas de cada local.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Rio dos indios
pesquisa
Nonoai
Desenvolvimento rural
Agronomia

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image