Além da sala de aula, o DAC ADM proporciona novas experiências

Texto Julia de Araujo e Mirella Schuch*

As vivências na universidade vão muito além da sala de aula. Além da teoria, a prática também é importante, pois é a partir dela que experimentamos o que iremos vivenciar no exercício da profissão. Os alunos do curso de Administração, por exemplo, trabalham em sala de aula conteúdos teóricos sobre liderança, trabalho em equipe e gestão de conflitos.

Esses mesmos temas, no entanto, ultrapassam as experiências de sala de aula. Entre os dias 21 e 23 de março, os estudantes do segundo período do curso participaram de uma viagem dentro do componente curricular  Desenvolvimento de Atividade Comportamental (DAC), que teve como destino as cidades de Nova Petrópolis e Gramado - RS.

Segundo o organizador da viagem, professor James Antonini, a viagem tem como objetivo a imersão dos alunos desde o momento que ingressam no ônibus, no qual vivenciam papeis de líderes e membros de equipe. Ao chegar em Nova Petrópolis, os alunos iniciaram as atividades de educação experiencial, nas quais são desafiados a participar de exercícios práticos, que buscam desenvolver habilidades de liderança e alcançar desempenho de equipes de alta performance. A comunicação foi trabalhada nesse processo e após as atividades refletiu-se sobre os resultados alcançados.

Para a coordenadora do curso, professora Cleunice Zanella, as atividades práticas geram maior engajamento do grupo e empatia. "Precisamos formar líderes empreendedores. O DAC é mais um instrumento para que o curso atenda seu propósito e auxilie na formação de nossos estudantes", salienta.

O aluno do segundo período do curso, João Vitor Oliveira Hoffmeister, compartilha que, a partir da experiência, ele e seus colegas tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar em equipe. Além disso, conheceram os diferentes tipos de líderes. "A vivência que tivemos vai nos ajudar muito nos conflitos do dia a dia, nos tornando administradores mais competentes", analisa.

Novas experiências geram novos conhecimentos. O professor James percebe que após a vivência, os estudantes evoluíram em suas atitudes, na forma de pensar, de dar e receber feedback e na coragem para tomar decisões. "Voltam mais pró-ativos, acreditando muito mais em seu potencial e que é possível fazer a diferença quando se tem objetivos claros", conclui.

O DAC

O Desenvolvimento de Atividade Comportamental começou como um projeto de extensão do curso de Administração. Em 2014, passou a integrar a matriz curricular como uma matéria de dois créditos, obrigatória. A mudança contribui para a construção das relações interpessoais e oportuniza que todos os alunos do curso tenham essa experiência. O DAC proporciona aos estudantes do curso de Administração experiências que estimulam a liderança e foca em torná-los  profissionais melhores.

*Estagiárias da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Dac