Alunos do curso de Direito vivenciam grande experiência em Brasília

Profissão

Texto Jessica De Marco*

O último período do curso vai ficar marcado para sempre na memória dos alunos de Direito da Unochapecó, unidade de São Lourenço do Oeste. De 2 a 5 de outubro, estudantes da 10ª fase realizaram uma viagem de estudos para Brasília, onde conheceram importantes espaços relacionados à futura profissão e pontos turísticos da capital federal. Além de todo o conhecimento adquirido, ficaram também as boas recordações de um dos melhores períodos da vida: a faculdade.

É justamente esse o sentimento do acadêmico Ederson Hermann, que participou da atividade. "Sem dúvida foi uma viagem que marcou a vida de todos nós estudantes. Tivemos a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que estudamos na Universidade, já que o roteiro compreendeu muito daquilo que aprendemos", comenta.

Na capital, o grupo da Unochapecó, liderado pelo professor Gláucio Vicentin, acompanhou ao vivo uma sessão de julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é presidida pelo ministro Marco Aurélio Mello, que citou e agradeceu a Universidade pela presença. No STF, eles ainda realizaram uma visita institucional para conhecer as instalações físicas e o funcionamento do espaço. Os acadêmicos também visitaram e acompanharam uma sessão no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Já no Congresso Nacional, os estudantes vivenciaram o agito de um dia de votação. A reforma política estava em pauta. Na visita, o deputado catarinense Celso Maldaner foi quem acompanhou os acadêmicos e também citou a presença da Unochapecó na Câmara dos Deputados. No Senado Federal, o grupo da Universidade foi recebido pelo senador Dário Berger, de Santa Catarina, e pela senadora Ana Amélia Lemos, do Rio Grande do Sul.

Mas não foram somente os órgãos relacionados à política que eles conheceram. Outra grande experiência vivenciada foi a visita ao departamento jurídico do Banco do Brasil. São aproximadamente mil advogados próprios e cerca de 1,5 milhão de processos em tramitação. "Foi de extrema importância essa visita, especialmente por ver que é possível um profissional buscar altas carreiras dentro da advocacia", lembra Ederson. A programação contou ainda com diversas palestras. Uma delas, inclusive, ministrada por um egresso do curso e ex-professor da casa, que recentemente se aposentou no maior cargo jurídico do Banco do Brasil.

Experiência profissional

Para o estudante Lindomar Dalvan Lamp, a viagem foi uma ótima oportunidade para conhecer as diversas áreas possíveis de atuação. "O que mais gostei foi a visita ao STF, ver como funcionam as turmas e os julgamentos. Com certeza foi de grande valia para minha vida profissional, pois conhecer na prática nos dá uma noção mais ampla de como encarar os desafios da nossa profissão", comenta.

O professor do curso, Gláucio Vicentin, acompanhou os estudantes na viagem. A ideia, a partir da experiência, é tornar essa realidade mais frequente no curso. "O conhecimento que se agrega lá fica marcado para uma vida toda. A experiência de vivenciar os diversos poderes, de ficar frente a frente com os ministros e deputados, certamente marca a formação dos estudantes. Além de ver a questão teórica, é muito importante presenciar o direito na sua essência", reitera o professor.

Glaucio lembra que a iniciativa partiu dos próprios alunos, com apoio da coordenação do curso e do setor de Extensão da Unochapecó. "Enquanto estudante não tive essa oportunidade, e poucos tiveram. Os alunos saíram muito felizes por ter essa oportunidade", finaliza.

Ações para a gestão

A partir da viagem, o professor comenta que algumas ações de gestão devem surgir. O objetivo é realizar um evento de socialização das experiências adquiridas. "Quem esteve na viagem aprendeu muito e pode transmitir esses conhecimentos para os seus colegas que não tiveram a oportunidade de ir", comenta.

Outra iniciativa é realizar uma política de gestão para os professores acompanhantes. "Assim estaremos realizando um rodízio e valorizando o trabalho do professor, pois a viagem também os enriquece".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Viagem de estudos