Alunos do ensino fundamental conhecem a importância da fauna

Texto Tuanny de Paula*

Os animais possuem um papel importante para o equilíbrio da natureza. Com o objetivo de aproximar e conscientizar a comunidade sobre a importância da fauna no planeta, a Unochapecó promoveu o 4º Encontro de Educação Ambiental para a Infância. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (09/11) e reuniu estudantes do 3º e 4º anos das escolas Sereno Soprano e Lara Ribas, de Chapecó.

Cada animal tem sua função na natureza, e a ausência destes pode acarretar em prejuízos à manutenção da vida no planeta. Em Santa Catarina, a fauna encontra-se ameaçada e a necessidade de movimentos em prol da preservação da biodiversidade são necessários. Sendo assim, o encontro promovido pela Universidade aproximou as crianças de forma educativa para conhecerem os cuidados com os animais e a diferença entre os nativos, domésticos e exóticos.

Para a estudante de Medicina Veterinária, Heloisa Pozzan Dal Moro, a oficina de guarda responsável busca ensinar as crianças como cuidar do animal de estimação. “As crianças captam a mensagem e voltam para casa repassando o que aprenderam”, comenta. Ela ainda afirma que é importante plantar a semente da preservação nas crianças, pois elas são o futuro do planeta. jaja

Ao todo, foram ofertadas sete oficinas com diferentes abordagens sobre o mundo animal. Participando das atividades, a pequena Ayme Vitoria Hipolito, de oito anos, conta que foi muito legal, pois descobriu como cuidar de um animal de estimação adequadamente. “A gente aprendeu que precisa limpar o coco, arrumar a casinha, dar ração e dar para ele uma coleira de identificação”.

Na sala ao lado, o estudante Lucas Braghini, de 10 anos, participou da oficina ‘Arte animais: brinquedoteca’. Nela, as crianças brincaram com argila, aprendendo de forma prática a importância dos animais para a natureza. Ele conta que a atividade ensinou que é importante ajudar o meio ambiente e os bichos e afirma que já cumpre o seu papel.

O 4º Encontro de Educação Ambiental para a Infância contou com a participação dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Pedagogia da Universidade. Além deles, o Museu de Ciências Naturais, os projetos de extensão Viveiro Educativo, Brinquedoteca e Pedagogia na Rua, e o grupo de pesquisa Palavração, também integraram as atividades.

Educação Ambiental para a Infância

Esse foi o último encontro do ano do projeto. Os três anteriores lolotrataram de temáticas como água, meio ambiente e árvores. A coordenadora das atividades, professora Ana Confortin, afirma que a aproximação das crianças contribui para a preservação e cuidado com o meio ambiente.

“Ao trazer as crianças para a Universidade, tivemos a oportunidade de ensinar sobre a realidade regional da fauna e da flora, além de repassar esse conhecimento para a formação educativa e cidadã deles”. A professora também afirma que os encontros tiveram um resultado positivo, pois os estudantes se encantaram e se envolveram com as atividades propostas.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

Preservacao